Estudantes catarinenses avançam em competição de robótica nos Estados Unidos
29 de Abril de 2016

Estudantes catarinenses avançam em competição de robótica nos Estados Unidos

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Os dez estudantes do ensino fundamental da escola do SESI, entidade da FIESC, em Brusque, avançaram nessa quinta-feira (28) nas provas da etapa internacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL). A competição, que segue até sábado (30), é realizada em Saint Louis, nos Estados Unidos. A participação dos catarinenses nesta etapa é um resultado inédito para o SESI/SC. 

Nesta quinta, três rounds foram realizados e a equipe de Santa Catarina classificou-se entre as 50 melhores do torneio. “Fomos surpreendidos por diferenças e imperfeições na arena de competição, o que gerou mudanças no robô e na programação. Peças e engrenagens emprestadas estão nos ajudando. Nos três rounds não oficiais de hoje conseguimos ajustar quase tudo”, relata o coordenador de desenvolvimento de projetos e produtos do SESI/SC, Fabiano Bachmann, que acompanha os competidores no torneio.

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O projeto desenvolvido pela equipe de Santa Catarina (Let’s score a goal against the trash) atrai olhares dos demais países. “O aplicativo que eles desenvolveram permite dar a destinação correta e também a reutilização do lixo eletrônico”, explica Bachmann. A equipe desenvolveu ainda um robô feito totalmente de material reciclável, equipado com controle remoto e caracterizado com trajes típicos da Alemanha, por conta da colonização germânica de Brusque, cidade de origem dos competidores. A competição segue nesta sexta-feira (29) e os rounds são decisivos. No sábado, serão conhecidos os melhores da robótica Lego do mundo. 

O FLL é um programa internacional criado para despertar o interesse dos estudantes em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Na prática, o desafio desta edição é demonstrar como os estudantes vislumbram a aprendizagem do futuro a partir de uma solução inovadora e apresentar seus projetos de pesquisa. Usando peças de lego, os jovens participarão do desafio de criar um robô e serão avaliados pelo design mecânico, programação, estratégia e inovação utilizados no projeto, além dos valores éticos e profissionais. Durante esse processo, os participantes são estimulados a desenvolver o interesse pela ciência e tecnologia e a descobrir novas possibilidades de carreira.

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