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Artigo | Importância do Branding no Marketing Digital, por Mariele Fantini
04 de Março de 2016

Artigo | Importância do Branding no Marketing Digital, por Mariele Fantini

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Por Mariele Fantini*

Para começar, o que é Branding? 

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Para você que ainda não ouviu falarem Branding, nada mais é do que o conjunto de elementos que formam uma marca e o gerenciamento da mesma junto ao Mercado, é a construção e o fortalecimento dela. Vale salientar que Branding não é a criação de marca/logotipo em si mas, sim, um misto de estratégia, planejamento e gerenciamento focando no melhor aproveitamento e engajamento da marca. Cada detalhe de ligação entre o cliente e a marca é estrategicamente pensado, reforçando as promessas da mesma, mexendo não só com o racional, mas com o sentimento do consumidor.

A palavra vem do inglês e é um verbo no presente contínuo, que se fosse traduzido em português poderia ser chamado de “Construindo a Marca”, que mostra que é uma ferramenta que deve ter sua prática realizada diariamente. E isso está de acordo com as mudanças diárias que acontecem no mercado de forma geral.

O branding tem também um objetivo específico, o de fazer com que a sua marca seja lembrada pelo público, seja por uma imagem, um cheiro, um som ou uma associação. Quem não reconhece de longe a maçã tão desejada da Apple? Ou então o cheirinho de casa ao passar próximo à MMartan?Para isso, o branding utiliza a imaginação e até as sensações, que podemos chamar de Marketing Sensorial, para despertar no consumidor algo que jamais irá esquecer ou que associe sempre a uma lembrança positiva.

Todos os dias o consumidor se vê obrigado a realizar uma série de escolhas, da hora que acorda até a hora em que vai dormir. Imagine você, em frente a duas padarias, que vendem exatamente o mesmo tipo de produto e com preços equivalentes, então o que faz você entrar em uma e não em outra? É todo o significado, força e sentimento que a escolhida trouxe para você no momento, ou que já faz parte da sua memória, que foi trabalhado através do Branding, conectando você àquela marca.

E no meio digital, como gerir a sua marca?

Atualmente, muito do esforço investido em estratégias de marketing tradicional tem se voltado ao meio digital, pois oMarketing Digital nos proporciona uma melhor visualização do desempenho das campanhas (mensuração completa), uma melhor percepção do comportamento do consumidor e uma fronteira muito maior de pessoas a serem atingidas, vulgos Leads (nomenclatura comum dentro do mundo digital), o que não ocorria até então, consequentemente, fazendo com que a empresa consiga identificar melhor seu consumidor e selecionar para quem quer comunicar. Ele é o meio cada vez mais crescente, onde empresas também colocarão em prática os seus planejamentos e estratégias de Branding.

Por exemplo, uma marca pode lançar uma campanha inteira no Youtube lá no Japão, a um custo fixo pré-determinadoe que conseguiremos ter acesso a mesma, aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, em questão de segundos. Não somente atingindo um amplo número de consumidores, a empresa consegue saber exatamente de onde vem seu expectador e qual seu comportamento, conseguindo cada vez mais acertar suas estratégias para atingir seu target (público) a cada campanha realizada, criando vínculos cada vez mais fortes e reaiscom seu consumidor.

Estamos na era das sensações, das experiências e momentos únicos. Isso vale também para a relação das empresas com os seus clientes no mundo digital. Mas como criar a mesma conexão que você tem fisicamente (como falamos anteriormente dos sentidos e do Marketing Sensorial) em um mundo digital?

Plataformas, sitese redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, Snapchat, Youtube e outros, conseguiram revolucionar a forma de contato empresa/consumidore também a pulverização de conhecimento, criando muitas das vezes também conexões emocionais. E é isso que a sua empresa precisará fazer, criar conexões fortes! Sua marca precisará do que chamamos de Branding Digital, que nada mais é do que criar valor de marca ao seu consumidor, criar sentimentos, nesse caso, online.

Esteja presente nos meios digitais que seu consumidor se encontra e conecte-se com ele através de técnicas de SEO (posicionamento para mecanismos de busca), de conteúdos (vídeos, artigos, infográficos, etc) que façam parte do dia a dia dele e de ações que façam com que ele se sinta parte da sua marca, fidelizando e trazendo o cliente cada vez mais próximo. Você precisa se tornar a autoridade no assunto que interessa ao seu cliente, somente assim ele perceberá o valor que a marca quis representar e, consequentemente, poderá se tornar um consumidor ou pulverizador/embaixador dela.

Agora, se você quiser ir além e proporcionar mais sensações aos compradores, invista num bom profissional, pois ele certamente vai ter o conhecimento necessário para entender a empresa, criar boas e assertivas estratégias e levar esses valores, na prática, para o cliente final.

 

 

*Mariele Fantini é Designer formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pós-graduada em Gestão de Marketing, Inovação e Vendas pela ESPM, atuando na área há 6 anos, empreendendo há 4 anos e atendendo clientes como Grupo Novo Brasil (P12, Donna, Cervejaria Devassa, Milk, Le Barbaron), Condor Internacional, Duotraço Arquitetura, Saffi Consultoria, Enco Engenharia e Construções, etc. Fundou a Muud! em 2013, com a proposta de trabalhar e construir marcas impactantes através de bons planejamentos e estratégias.

 

Contato:

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