Publicidade
Governo Federal reforça Polícia Militar de Santa Catarina com robô antibomba
15 de Janeiro de 2020

Governo Federal reforça Polícia Militar de Santa Catarina com robô antibomba

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Em cerimônia realizada no Comando-Geral da PM, na tarda da última terça-feira (14), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) recebeu reforço com a transferência definitiva da posse do robô antibomba Teodor para a corporação. 

O encontro contou com a participação da governadora em exercício, Daniela Reinehr, que ficou responsável por intermediar a cerimônia. Também participaram da solenidade o secretário nacional da Segurança Pública substituto, Freibergue Rubem do Nascimento, o diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Antonio Aginaldo de Oliveira, o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, delegado Paulo Koerich, o comandante-geral da PM, coronel Araújo Gomes, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Charles Alexandre Vieira.

Publicidade

Daniela agradeceu a doação do Governo Federal e afirmou que a máquina não servirá apenas para desativar artefatos explosivos, mas também irá ajudar na qualidade do trabalho policial e na preservação de vida dos agentes. “Esse equipamento será manutenido pelo Governo do Estado e agora vem de forma definitiva. Agradecemos à Senasp por ter feito essa cessão. O robô será essencial, pois é um equipamento que agrega muito não apenas na qualidade do trabalho do policial, mas também na Segurança Pública como um todo, ajudando a melhorar nossos índices”, disse.

O robô pode chegar a dois metros de altura, sendo controlado remotamente a até um quilômetro de distância do local da intervenção. A operação da máquina ficará a cargo do Comando de Operações de Busca, Resgate e Assalto (Cobra), do Bope. 

Segundo Freibergue Rubem, a conquista do robô se deve aos padrões de excelência na área de Segurança Pública de Santa Catarina. Para ele, a política catarinense, com o Colegiado Superior, é destaque em nível nacional. 

O comandante Araújo Gomes comenta: “O robô leva o nosso esquadrão antibombas a um novo patamar, semelhantes às principais forças do mundo que atuam com esse tipo de problema. Tudo isso é fruto do trabalho de cooperação do Governo do Estado com o Governo Federal”.

O presidente do Colegiado de Segurança Pública destacou, ainda, a queda dos índices criminais de Santa Catarina e o desafio das instituições de segurança em mantê-los e melhorá-los. “Todo equipamento que venha para agregar no trabalho das forças de segurança é bem-vindo. Nosso Estado tem apresentado queda nos índices de criminalidade e nosso dever é manter isso”, disse.

Publicidade
Publicidade