Publicidade
Coluna de Manu Berger | A antecipação das necessidades de consumo no segmento de luxo
27 de Abril de 2016

Coluna de Manu Berger | A antecipação das necessidades de consumo no segmento de luxo

Publicidade

A atualidade do pensamento de Steve Jobs ultrapassa as barreiras da tecnologia. Sua forma de entender o mundo dos negócios se tornou referência ao privilegiar aspectos como inovação e qualidade na criação de novos produtos. Se os mais diversos setores de mercado se alimentam até hoje das ideias do fundador da Apple, não é diferente com o segmento de luxo.

 

Publicidade

Uma das mais famosas frases atribuídas a Steve Jobs diz que “as pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”. Esse posicionamento se aplica de forma completa ao setor de alto padrão, pois, essencialmente, afirma que é necessário que as marcas e empresas entendam seus clientes e trabalhem tendo em vista a sua satisfação.

 

A frase não tende a diminuir a capacidade de escolha dos consumidores, pelo contrário, a intenção é ressaltar o papel das organizações no sentido de levar à sociedade produtos e serviços que estejam alinhados com as atuais necessidades. Os tablets lançados pela Apple, por exemplo, viraram item obrigatório de um público que vai dos empresários aos universitários, passando por todos aqueles que gostam de navegar na internet.

 

A ideia de Steve Jobs deve ser considerada uma estratégia para as empresas e marcas que almejam o sucesso. Se analisarmos as mais distintas áreas da indústria de luxo como o setor automobilístico, o ramo joalheiro ou a atividade turística, não é fácil encontrar clientes que saibam com exatidão aquilo que buscam. Dessa maneira, cabe às organizações a tarefa de antecipar as necessidades e lançar produtos que, ao tornarem-se tendências de consumo, satisfaçam os anseios e desejos das pessoas.

 

Da inovação trazida pelo New Look de Christian Dior na década de 1940 às vinícolas contemporâneas que permitem a criação de vinhos personalizados, a indústria de luxo possui fortes referências quando o assunto é mostrar ao seu seleto público o que ele quer. Mesmo que, por vezes, nem ele ainda saiba disso.

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade
Publicidade