Web Summit Day 2019 Lisboa | Confira assuntos abordados no primeiro dia de evento

05 de Novembro de 2019

Lançado este ano, o Web Summit Day começou com palestras que contou com grandes nomes, como o analista de sistemas Edward Snowden

Imagem: Kat Senkyrova

 

Web Summit Day 2019 (Dia 1) 

Cobertura presencial do repórter Guilherme da Luz

 

Palestras | Edward Snowden, Brexit, Oportunidades em tecnologia 5G e Influenciadores.

Lançado este ano, o Web Summit Day começou com palestras que contou com grandes nomes, como o analista de sistemas Edward Snowden.

Edward, enquanto conversava com uma multidão de investidores, empresários e executivos de tecnologia, afirmou que as empresas de tecnologia fizeram uma "barganha faustiana" ou um "acordo com o diabo" em suas negociações com o governo dos EUA.

Ele também conta que o RGPD é um passo na direção certa, mesmo não conseguindo resolver o principal problema. 
Para Snowden, "Essas pessoas estão envolvidas em abuso, principalmente quando você olha para o Google e Amazon, Facebook e seu modelo de negócios", disse ele, ao ser solicitado a falar sobre grandes tecnologias. E seguiu: "E, no entanto, toda parte disso, eles argumentam, é legal. Se estamos falando do Facebook ou da NSA, legalizamos o abuso da pessoa através do pessoal".

Snowden conclui com a frase: "a única maneira de proteger alguém é proteger todo mundo".

"O Reino Unido não deve pensar que tarifa zero, cotas zero serão suficientes", diz Barnier da UE ao Reino Unido

Michel Barnier, negociador da União Européia para o Brexit, imaginou negociações "difíceis e exigentes" com a Grã-Bretanha sobre um futuro relacionamento comercial, dizendo que o bloco não aceitaria nenhuma "vantagem competitiva injusta" para Londres. "O Reino Unido não deve pensar que tarifa zero, cotas zero serão suficientes", destacou, listando auxílios estatais, direitos e impostos sociais e ambientais como principais prioridades para a Comissão Europeia nas negociações. "Eu sei que essa negociação será difícil e exigente", afirmou Barnier, acrescentando que o tempo também seria "extremamente curto" para negociar a nova parceria.

 

“5G + X criará uma nova era inteligente”, diz Guo Ping

Durante a palestra de abertura do Web Summit, Guo Ping, presidente rotativo da Huawei, incentivou a comunidade global de desenvolvedores a aproveitar a oportunidade oferecida pela 5G, que tem o potencial de revolucionar a sociedade como a eletricidade. 

Em seu discurso intitulado “5G + X criará uma nova era inteligente”, ele definiu como, em combinação com tecnologias como IA, big data, realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), o 5G + X poderia desencadear uma nova onda de crescimento muito parecido com a eletricidade no século XX. 

No entanto, ele ressaltou que são os aplicativos e softwares construídos em cima que geram valor verdadeiro, como apresentado na era da Internet, que mostrou que os desenvolvedores de aplicativos normalmente obtêm a maior parte dos lucros e sua renda aumenta mais rapidamente.

Guo finaliza: “5G + X é a nova eletricidade e será o principal facilitador do mundo inteligente. A Huawei espera trabalhar com desenvolvedores e startups do setor para criar mais aplicativos 5G + X e iniciar a nova era inteligente”.

 

“Autenticidade e inspiração para juntar as pessoas nas redes sociais”, diz Iam Somerhalder

Durante a palestra “Como ganhar fãs e influenciar pessoas”, uma multidão lotou a Altice Arena para ouvir três influenciadores que reúnem juntos mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais: Jesica Ennis-Hill, Caspar Lee e Ian Somerhalder, sendo que Somerhalder havia participado da renomada série de TV, Lost.

Uma das principais estratégias para conquistar audiência nas redes sociais é através do entretenimento. O debate destacou a importância dos influenciadores em engajar comunidades e contribuir também com a qualidade de vida dessas pessoas. 

“Há pessoas que se sentem mal quando ficam muito tempo conectadas nas redes sociais”, contou Laurie Segall, fundadora da Dot Dot Media. “O nosso papel é construir comunidades e ao mesmo tempo transformar suas vidas de uma maneira positiva através da inspiração, entretenimento e autenticidade que vão ressoar de maneira positiva”, acrescentou.