Publicidade
Ministério da Saúde aprova uso de telemedicina durante pandemia
27 de Março de 2020

Ministério da Saúde aprova uso de telemedicina durante pandemia

Publicidade

Foi publicado ontem (26) no Diário Oficial da União pelo Ministério da Saúde a autorização do uso de telemedicina para atendimentos exclusivamente durante a pandemia de Covid-19. A liberação prevê atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico seja no SUS ou na rede privada, além da emissão remota de atestados e receitas.

O objetivo da iniciativa é reduzir a propagação da Covid-19 no país, evitar aglomeração de pessoas em consultórios, clínicas e hospitais, respeitar a recomendação de isolamento social e manter o tratamento das pessoas com doenças crônicas.

Publicidade

Para aderir ao modelo de atendimento à distância os médicos deverão ter um Certificado Digital garantindo a confiabilidade e segurança dos dados e informações dos pacientes e do próprio médico, respeitando o padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Também é necessário que sejam registradas em prontuário clínico data, hora, tecnologia da informação e comunicação utilizadas, além do número do Conselho Regional Profissional do médico e sua unidade da federação.

 

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade
Publicidade