Publicidade
Instagram anuncia que vai combater a desinformação na Plataforma
17 de Dezembro de 2019

Instagram anuncia que vai combater a desinformação na Plataforma

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

 

A internet é um instrumento indispensável atualmente. Seja para as pessoas, empresas, comerciantes, estudantes, meios de comunicação, medicina…, todo mundo usa e, parte dos usuários depende dela para quase tudo no seu dia-a-dia. No Brasil, há quase 300 milhões de celulares em funcionamento e a maioria com acesso à internet. Em  recente pesquisa divulgada no Reino Unido, o brasileiro permanece conectado em média 9h24m por dia, enquanto a média mundial é 6,42 e os EUA 6,31. Mesmo sendo uma “coisa maravilhosa”, a internet também tem a sua parte obscura. Milhões de contas falsas são abertas mensalmente no Facebook com segundas (e más) intenções. Uma prática comum na maioria das plataformas são as “fake news” que tiram o sono dos usuários e dos administradores do Facebook, Instagram, Whats App e outras. 

Publicidade

Instagram no ataque
Na tarde desta segunda-feira, 16 de dezembro, o Instagram anunciou que vai agir contra a desinformação baseada em fotos e vídeos que tem se tornado na maior preocupação da indústria da informação. O Instagram vem testando há vários meses nos Estados Unidos o envio de conteúdo potencialmente falso para parceiros independentes de checagem de fatos, que avaliam as informações falsas para ajudar a plataforma a identificá-las e reduzir sua distribuição. 

Brasil na mira
Hoje, segundo comunicado do Instagram, a plataforma está dando mais um passo no combate à desinformação, expandindo seu programa de checagem de fatos globalmente, inclusive para o Brasil, para que conteúdos com potencial desinformação sejam avaliados e classificados na plataforma.

 

Como vai funcionar essa checagem
Se o conteúdo for classificado como falso ou parcialmente falso por um dos parceiros de checagem de fatos, haverá redução na sua distribuição na aba Explorar e nas Hashtags. Além disso, o conteúdo classificado com falso será identificado com uma tela de aviso, para que as pessoas possam escolher se querem ler, confiar ou compartilhar. As telas aplicadas aparecerão para todos os usuários, globalmente, que visualizarem esse mesmo conteúdo no Feed, perfil, Stories e mensagens no Direct. 

 

Machine learning
Será adotada a tecnologia de aprendizado de máquina para encontrar outras eventuais publicações que tenham o conteúdo classificado como falso e aplicar a tela de aviso, ajudando a reduzir a disseminação de informações falsas. Essa tela também será aplicada automaticamente no Instagram se algo for identificado como falso ou parcialmente falso no Facebook (e vice-versa). A tela de aviso também será vinculada a um link externo que disponibilizará artigos e matérias de fontes confiáveis que refutam as informações contidas na publicação. Também será dificultada a localização de conteúdo de contas que repetidamente publicam conteúdos classificados como falsos, retirando-os da aba Explorar e das Hashtags. 

Para determinar quais conteúdos serão enviados aos parceiros de checagem de fatos serão usadas uma combinação entre o feedback da comunidade Instagram e tecnologia. 

Uma boa iniciativa de meses atrás foi a colocação de um botão “Informações Falsas” na ferramenta de denúncia. Ele, combinado a outros sinais ajudarão o Instagram a identificar e agir sobre informações potencialmente falsas. 

Com informações da Central de Ajuda do Instagram.

 

Publicidade
Publicidade