Habicad lança plataforma que otimiza sistema de fila na Prefeitura de Ponta Grossa

11 de Outubro de 2019

Tecnologia agiliza em 30 minutos o atendimento às famílias cadastradas em programas de habitação em Ponta Grossa, no Paraná

Foto: Divulgação

A startup Habicad desenvolveu uma nova plataforma que possibilitou uma redução do tempo de 30 minutos nas filas de famílias cadastradas em programas de habitação em Ponta Grossa, no Paraná. O sistema auxilia no gerenciamento do fluxo de trabalho e no atendimento, armazenando, controlando e analisando os dados de cada inscrito.

“Conseguimos transformar uma das nossas mais claras deficiências, que era a gestão com o público, em um atendimento ágil e eficiente. Antes, nós atendíamos cerca de 100 famílias por dia e a média de tempo de atendimento, do momento de tirar a senha até a conclusão, era de 48 minutos. A partir do uso da plataforma e do sistema Habicad na Companhia, essa média passou para 18 minutos. E, com isso, conseguimos atender cerca de 150 famílias por dia”, diz Dino Schrutt, presidente da Prolar - Companhia de Habitação de Ponta Grossa:

A otimização do tempo é possível através de agendamento eletrônico que, além de estabelecer com antecedência um horário para o atendimento, também passa para as famílias uma lista com toda a documentação necessária, já que a tecnologia permite aos cidadãos o acesso pela internet. “Isso evita que as pessoas cheguem na Prolar e, depois de terem aguardado, ainda tenham que retornar para entregar documentos que ficaram faltando. Coisa que antes acontecia com bastante frequência”, completa Dino.

A novidade também trouxe maior confiabilidade dos dados, o que gera maior segurança, pois as informações e documentos ficam armazenados na plataforma e qualquer alteração no processo fica registrada no histórico do solicitante, que pode acessar de casa ou de qualquer local por meio de um smartphone.

Outros benefícios proporcionados pela plataforma são a maior facilidade para os Agentes Sociais na hora de fazer a visita técnica nos locais, com o oferecimento de imagens em tempo real que ajudam  na fiscalização de pontos de favelização e na relocação de famílias em situação de precariedade habitacional.

Desenvolvida para a web, a plataforma permite uma flexibilidade da companhia de habitação para realizar toda a gestão e oferece ainda: cadastro dos munícipes em nível de acesso controlado e transparência auditável; acompanhamento com gráficos e análises socioeconômicas que auxiliam o gestor na hora de priorizar grupos familiares; módulo de gestão financeiro de contas; banco de dados totalmente digital para gestão dos contratos dos mutuários, permitindo um acompanhamento do histórico completo dos empreendimentos; ouvidoria para denúncias e esclarecimentos, possibilitando que qualquer munícipe ajude a fiscalizar irregularidades.