Google trabalha em melhorias no seu sistema de buscas

30 de Outubro de 2019

Plataforma testa uma nova linguagem capaz de levar em consideração o contexto das palavras-chaves

Uma nova linguagem que pode mudar a forma como as respostas são mostradas em seu mecanismo de buscas, está sendo colocada em prática pela Google. Isso sigifica que a partir de agora a busca passa a considerar a sequência e contexto das palavras-chaves em uma frase. Atualmente a plataforma usa um sistema que leva em conta somente as palavras-chave indivudualmente. 

A nova linguagem se chama Bert, sigla para Bidirectional Encoder Representations From Transformers. Ou seja, isso significa que o Google passa a levar em conta outros fatores para entregar os resultados.

Em evento nos Estados Unidos, a empresa explicou a mudança com um exemplo: “quantos anos a Taylor Swift tinha quando Kanye a interrompeu”. Antes a plataforma buscaria pelos nomes dos dois artistas e entregaria uma reportagem mostrando que Kanye entrou no palco no MTV VMA e interrompeu a cantora, sem revelar a idade.

Já com o Bert, como a pergunta “quanto anos” aparece primeiro na frase, então, o Google passa a trazer respostas que enfatizam que a cantora tinha 19 anos na época. É a posição das palavras que faz a diferença agora.