Coluna de Carlo Manfroi: #VAMOSLÁ no #Youpix? Eu fui!

04 de Julho de 2012

O Youpix Festival – Onde a internet se encontra fora da internet, acontecena Bienal, em São Paulo, de 3 a 5 de

O Youpix Festival – Onde a internet se encontra fora da internet, acontece na Bienal, em São Paulo, de 3 a 5 de julho. É um mega evento de celebração da cultura da internet. Bem organizado, o acesso através do Youpix Card, com leitura ótica a partir do smartphone, diminui as filas. A estrutura lembra um pouco a Campus Party, com um espaço muito grande separado em nichos por cores, sem paredes. Além do auditório principal – o único que tem uma separação do resto da estrutura existem cinco palcos onde acontecem debates simultâneos. Neles, apresentam-se convidados das mais diversas áreas, web celebrities, expoentes da social media, pesquisadores e entusiastas. Mas existe um problema que não vai ser resolvido nesta edição, já que a agenda está definida: muitas palestras interessantes começam no mesmo horário, em palcos diferentes. Então, boas apresentações serão perdidas. O que chama atenção e valoriza o evento é que o Youpix não é “enquadrável”. Quer dizer: não dá para definir que o Youpix é isso ou aquilo. Ele é, simplesmente, o que se propôs: a celebração da cultura da internet, de maneira ampla. Celebra todas as culturas, com diversidade, esquisitices para uns e estranhezas para outros, mas com espaço para todos.

Um exemplo disso é a Fritada Youpix. À noite, no auditório central, o humorista Diogo Portugal comandou a fritada no blogueiro Cid, do blog Não Salvo. Juntou um monte de humoristas da web para detonar o cara ao vivo, tudo com quase muita classe – e xingamento de sobra. Ser zoado pelos maiores trolladores da internet ao vivo não foi fácil (e ninguém salvou o cara!).

Mas não é só de descontração e piada que vive o Youpix. Assisti a um painel sobre um trabalho muito bacana feito nas periferias de São Paulo, o projeto Mural, em que a Folha de São Paulo, através de uma parceria com a organização Internacional Center for Journalists (ICFJ), abre espaço para os Correspondentes Comunitários da Grande São Paulo. Os blogueiros locais inserem notícias do dia a dia de suas comunidades na mídia digital, mostrando que há muito mais do que a violência que estamos acostumados a assistir na grande mídia.

O show da noite finalizava com o Rafinha Bastos, mas não pude ficar porque era tarde e não havia um bar ou restaurante no evento e nem perto para abastecer um hipoglicêmico como eu (quase morri de fome em plena terra dos restaurantes!). Mas, pelo que conversei hoje de manhã com o pessoal do evento, acho que não perdi muito: em sua performance, Rafinha mostrou a bunda para a plateia. Bom, nesse mundo globalizado, cada um dá o que pode.

São Paulo, 4 de julho de 2012

Carlo Manfroi

  • imagem de cmanfroi
    Carlo Manfroi é publicitário e escritor especialista em storytelling, pós-graduado em marketing interativo, CEO da Qualé Digital, professor de pós-graduação especializado em gerenciamento de crise e branding. Email: carlo@qualedigital.com – www.qualedigital.com www.storystudio.com.br