Na última quinta-feira, 18/02, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu processo acatando denúncias à respeito da campanha “Fazer o que Deve ser Feito”, da Tom Comunicação, com sede em Minas Gerais, para a Samarco. Foram mais de 50 reclamações, a maioria questionando a veracidade das informações do filme que está sendo veiculado na TV.
Marketing
Para tentar reduzir os danos negativos que sua responsabilidade no desastre ambiental de Mariana, em Minas Gerais, causou à imagem da companhia, a empresa voltou à mídia três meses após o desastre ambiental. Esta é a segunda ação publicitária da Samarco depois da tragédia – a primeira foi feita em dezembro em sites e portais da internet.
Mídia
O investimento da Samarco é grande neste momento com anúncios veiculados em rede nacional em revistas e jornais de grande circulação e também em TV aberta.
Conar
A entidade informa que está em análise somente o filme de TV e que não há um pedido de medida liminar para tirar a campanha do ar. No entanto, isso pode acontecer nos próximos dias, caso o relator do processo julgue necessário.
Tanto anunciante como agência serão notificados nos próximos dias, já que a informação é enviada por meio de carta registrada. Após o recebimento, eles têm cinco dias úteis para apresentar a defesa.