Dove lança banco de imagens com fotos de mulheres "de verdade"

28 de Março de 2019

Estudo que embasa projeto "Show Us" revela que 70% das mulheres não se sentem representadas pelas imagens que veem todos os dias na mídia e na publicidade

A Dove acaba de anunciar uma nova iniciativa focada em mostrar a real beleza da mulher: o projeto Show Us. Trata-se de uma biblioteca de imagens feita em parceria com a agência Girlgaze Photographers e o Getty Images com o objetivo de quebrar estereótipos de beleza em todo o mundo.

A novidade está embasada em um estudo que  ouviu 9.000 mulheres e expôs o que Sophie Galvani, VP global da empresa, chamou de “uma epidemia de ansiedade de aparência”.

Em uma escala global, 70% das mulheres não se sentem representadas pelas imagens que veem todos os dias na mídia e na publicidade, e 71% desejam que a mídia e os anunciantes façam um trabalho melhor ao retratar idade, raça, forma e tamanho.

O Projeto

O #ShowUs já conta com mais de 5.000 fotos que, segundo os criadores, “mostram as mulheres como são, não como os outros acreditam que deveriam ser”. Originárias de 39 países, as fotos foram feitas por 116 fotógrafas mulheres, não binárias e de identificação feminina. As 179 mulheres fotografadas criaram suas próprias descrições de busca e tags para as imagens, ou seja, as mulheres definem como elas querem ser vistas, em seus próprios termos.

Além de jogar luz a um problema midiático, a Dove também destaca que um dos objetivos é exaltar as mulheres e inspirar as garotas. Afinal, como diz Sophie, "você não pode ser o que não pode ver".

As imagens também não sofreram retoques digitais. Clique aqui e acesse o banco de imagens.

Assista ao vídeo da campanha: