A ABAP-Associação Brasileira de Agências de Publicidade em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) elaborou o Protocolo de Boas Práticas e Compliance específico para as agências de publicidade.
O lançamento aconteceu em Minas Gerais, na última segunda-feira, 25 de março, quando foi apresentado o guia “Diretrizes de Compliance da ABAP”.
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O documento foi elaborado para aplicar diretrizes com foco específico na implantação em agências de publicidade. O evento contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (Novo), representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Sinapro, entre outras entidades.
“Uma atividade como a publicidade, que gera tanta riqueza para seus clientes e milhões de empregos para a economia nacional, não pode correr riscos. Acreditamos que no curto prazo a implantação das Diretrizes de Compliance passe a ser exigida em todas as concorrências, sejam públicas ou privadas, a exemplo do que ocorre com as certidões negativas de débito, explica Mario D´Andrea, presidente nacional da ABAP. “Boas práticas de governança permitem que todas as agências se concentrem no core business de nossa atividade, que é a criatividade, planejamento, etc.”
A iniciativa da ABAP visa contribuir para o funcionamento eficiente e regular do ambiente em que as agências operam; buscar proteger as agências de atos ilegais por parte de terceiros; evitar ou coibir modalidades de fraudes ou situações irregulares; e fortalecer a reputação e credibilidade do mercado das agências de publicidade. Um painel sobre a realidade de Compliance em duas grandes agências que atuam no Brasil: DPZ&T e nova/SB foi destaque no lançamento. Ao final, os chiefs Compliance officers das duas agências participaram de um debate sobre as experiências do mercado de publicidade.
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