Publicidade
#Servoluntariovaleapena, com certeza
05 de Dezembro de 2011

#Servoluntariovaleapena, com certeza

Twitter Whatsapp Facebook
Por Fernanda Bornhausen 05 de Dezembro de 2011 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Sou uma pessoa que não gosta muito de ter certeza das coisas, pois tudo pode mudar e acho ótimo mudar de opinião. Mas uma das poucas certezas que tenho na vida é que #servoluntariovaleapena!

Comecei meus trabalhos voluntários quando tinha 17/18 anos, 32 anos atrás. Meu primeiro grande estímulo foi trabalhar nas enchentes do vale do Itajaí, em Blumenau e na grande enchente de Rio do Sul. A primeira minha cidade natal, onde cresci vendo as enchentes mais de uma vez por ano, e a segunda que mora no meu coração, pois tenho maravilhosas lembranças de infância com os meus avós. O trabalho na enchente de Rio do Sul, como estudante de Psicologia na UFSC, mudou a minha percepção sobre ter e ser para sempre. Nunca mais parei de ser voluntária e pretendo ser para vida toda.

Publicidade

Meu segundo grande estímulo e inspiração veio em 1997 com incrível e inesquecível Dra Ruth Cardoso, com quem tive o privilégio de conviver muito de perto. Através dela tomei conhecimento de um novo tipo de voluntariado, o voluntariado transformador. Eu havia acabado de sair da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social determinada a não trabalhar em governos, mas com uma imensa vontade de continuar a dar a minha contribuição para um Brasil mais justo e melhor. Foi quando ela me convidou para liderar um movimento de criação de uma central de voluntariado aqui em SC. Convite feito, convite aceito. Daí nasceu, em 1998  o IVA. Desde o início percebemos que as pessoas estavam totalmente abertas para esse novo tipo de voluntariado, o voluntariado transformador.

Meu terceiro grande estímulo veio de meus estudos sobre internet e comunicação digital em 2006. Com tudo mudando em função da internet e das novas ferramentas digitais, achei que precisávamos mudar as coisas no voluntariado também. Ao estudar os outros países, percebi a grande importância que poderia ter no Brasil o voluntariado online. E aí, como sempre empreendo para realizar sonhos, decidi introduzir no Brasil o voluntariado online e lançar o www.voluntariosonline.org.br. Um pouco mais de três anos depois o sonho é realidade e somos mais de 38000 voluntários, 507 ONGs e milhares de seguidores e fans nas redes sociais.

Meu quarto e atual estímulo é o movimento #SocialGood que vem tomando a cena internacional. Já realizamos o Seminário Internacional  de Tecnologia para Mudança Social em Floripa  ano passado e ano que vem teremos um programa muito mais amplo com a segunda edição do TIB .

É um sonho muito trabalhoso, mas totalmente possível.

Com as ferramentas disponíveis em função do advento das novas tecnologias, cada  um de nós tem o poder e a força para transformar o mundo. Acredite!

Para finalizar faço um convite para que você participe, como voluntario online, da Blogagem Coletiva do Dia do Voluntário, 5/12. Vale a pena conhecer: http://www.samshiraishi.com/ser-voluntario-vale-a-pena/

Parabéns a todos os atuais e aos aspirantes a voluntário no dia de hoje.

Para saber mais sobre Voluntariado Transformador e Social Good, leia: http://www.slideshare.net/fernandabbsa/voluntarios-final-10423762

Para conhecer um pouco sobre os jovens ponte no Brasil, visite: www.osonhobrasileiro.com.br

Para continuar essa conversa  estou disponível email [email protected],  no  @fernandabornsa  e @sejavoluntario e no www.cleareducacao.com.br.

Fone: 48 30391228

Publicidade