Publicidade
O be-a-bá da ecologia
11 de Abril de 2012

O be-a-bá da ecologia

Publicidade

A temática ecológica tem muitos coloridos, é multifacetada, interdisciplinar, complexa. Para falar do verde, fala do cinza, do azul, do vermelho, até parece que um pouco de tudo cabe nesse quadro. E é de fato assim: a ecologia, e a propósito dela a sustentabilidade, se desdobra em discussões relacionadas à geografia, à política, à economia, ao direito, à filosofia, à publicidade, etc.

O primordial, porém, é que haja uma boa compreensão da ótica biológica da sustentabilidade. Trata-se de conhecer e assimilar os princípios ecológicos que fazem parte de nossa vida e a partir dos quais desfrutamos de serviços ambientais essenciais à nossa existência.  Os ciclos, as redes, a diversidade, as parcerias, o equilíbrio dinâmico e a energia solar, são, segundo Capra[1], os princípios ecológicos básicos, o arcabouço que sustenta o ecossistema. 

Publicidade

Em ciclos a água percorre as rochas, faz a vida dos rios, revigora o solo e propicia a germinação das plantas, refresca a temperatura, se incorpora nos homens, animais e plantas, chove e evapora. É essa água preciosa que necessita da vegetação nas nascentes e suas margens, que por sua vez fornece sombra e abrigo aos animais, viabiliza a biodiversidade, e com ela uma teia viva se forma, multiplicando as possibilidades criativas da natureza, das quais o homem retira o seu alimento, remédio, vestimenta, abrigo e proteção.

Em rede, em diferentes níveis, os sistemas vivos se comunicam, partilham recursos e interagem sem perder sua identidade.  Em parceria, a planta protege o solo e dele extrai seus nutrientes, oxigena o ar que as aves respiram, as quais por ele transitam e dispersam sementes.  A natureza trabalha num equilíbrio dinâmico, no qual quanto maior o número de níveis de realimentação, maior a possibilidade de ajustar e equilibrar o sistema.

E, por fim, o sol, que a todos sustenta com a sua energia, permite que toda essa dinâmica se estabeleça e que a cada dia os galos cantem e os homens levantem. 

Parece pouco, parece simples. E seria, caso não estivéssemos empenhados em desmatar as florestas nativas e as margens dos rios; em eliminar dejetos químicos e toneladas de lixo em nossas águas; em destruir os habitats da fauna, insistindo na substituição das plantas nativas por “pinus estrangeirus”; em extinguir a diversidade das plantas e alimentos com as extensas monoculturas quimicamente degeneradas; em produzir gases tóxicos e colocar em risco a própria capacidade humana de ser saudável e gerar filhos naturalmente saudáveis.

Pensar e agir com sustentabilidade é se inserir nos ciclos da natureza, é integrar-se às alianças que nos são oferecidas pelo ecossistema, é trabalhar de modo cooperativo, restaurando, reoxigenando os ambientes, diversificando os olhares e abrindo a mente para novas compreensões, é promover o uso da energia limpa que vem do sol. Significa aplicar os princípios ecológicos, tanto nas práticas relacionadas à natureza, quanto às pessoas.  Receber e oferecer a energia da Vida.


[1] Fritjof Capra, “A Teia da Vida”.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade