Publicidade
10 de Março: Dia do Telefone
10 de Março de 2011

10 de Março: Dia do Telefone

Publicidade

 

Em 1860, foi levado a público, pela primeira vez, um aparelho que permitia que duas pessoas conversassem normalmente mesmo a uma distância razoável. Antonio Meucci, seu inventor, o chamou de ‘telégrafo falante’ – a primeira versão do que conhecemos hoje como telefone.

Publicidade

Na década de 1870, Alexander Graham Bell, conhecido como o pai do telefone, comprou os direitos da invenção e deu início ao seu aperfeiçoamento, até que no dia 10 de março de 1876, Bell conseguiu fazer a primeira chamada telefônica com sucesso, imortalizando a frase “Senhor Watson, venha aqui, eu quero vê-lo”. A partir de então, 10 de março foi considerado o Dia do Telefone.

O significado que este feito teve para a tecnologia é inegável. Hoje, mais de 150 anos depois, os telefones mudaram muito. Passaram de artigo de luxo à necessidade. São bases para outras tecnologias, como a internet. E estão presentes em 82% das residências brasileiras. Em alguns estados, segundo o IBGE, há mais casas com acesso ao telefone do que com acesso a saneamento básico ou coleta de lixo.

Tecnologia Nacional

Há menos de 30 anos, o preço de uma linha telefônica no Brasil era comparável ao preço de um automóvel. No final da década de 70, muitas famílias enriqueceram vendendo ou alugando aparelhos e linhas telefônicas. A tecnologia, embora já tivesse evoluído bastante, ainda deixava muito a desejar, o equipamento e a manutenção eram extremamente caros e pouco acessíveis. Mas com o tempo, este quadro foi mudando.

Quase três séculos após sua invenção, o telefone evoluiu de tal maneira que hoje não precisa mais estar conectado à rede elétrica, é portátil e tem outras inúmeras funções, como identificador de chamadas, viva-voz e agenda telefônica. A melhora da tecnologia anda de mãos dadas com a queda do preço.

No Brasil, uma das empresas que ganha destaque na produção e desenvolvimento de telefonesé a catarinense Intelbras. Nos últimos anos, a empresa desenvolveu aparelhos de telefonia líderes no mercado. Fabricados com tecnologia de última geração, os telefones sem fio digital TS80V e TS66V possuem design moderno e diferenciado, além da tecnologia DECT 6.0, que garante comunicação livre de interferências. Outros telefones da empresa que se destacam são os da família TS60 e TS 40, que conquistaram, em 2010, o prêmio IDEA Brasil, uma das maiores premiações de design do País. A Intelbras ainda fabrica aparelhos de telefonia exclusivos para o público corporativo e telefones básicos e com ótimo custo-benefício.


Sobre a Intelbras– Fundada em 1976, a Intelbras é uma empresa com capital 100% nacional e atua em três áreas: telecomunicações, informática e segurança eletrônica. Exporta para América Latina, África e Oriente Médio. A Intelbras subiu de 29ª para 20ª colocada no Anuário Telecom 2010. Saiba mais sobre a empresa e sua loja virtual no site www.intelbras.com.br e no twitter @intelbras.

 

Publicidade
Publicidade