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ARTIGO | A utilização do YouTube como vitrine para as marcas
10 de Dezembro de 2019

ARTIGO | A utilização do YouTube como vitrine para as marcas

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por Celso Vergeiro*
 

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Uma pessoa gasta, em média, uma hora e 22 minutos por dia usando sites e aplicativos de redes sociais, é o que afirma um estudo realizado pela ComScore, empresa de consultoria americana. Por isso, tem sido cada vez mais comum que as marcas venham buscando maneiras de se destacar entre os consumidores por meio das redes. As ações feitas por lá são muito focadas em surpreender o público e criar cada vez mais interação.

Porém, cada uma delas tem uma maneira de ser explorada. Para o Instagram, Facebook e Pinterest, normalmente são usadas imagens, já no Youtube é possível surpreender com vídeos. O uso de vídeos tem o poder de transmitir mais credibilidade e, em poucos minutos, traduzir as funcionalidades de uma solução ou produto. Por isso, muitas empresas acabam preferindo utilizar sua facilidade.

Uma pesquisa realizada pela Video Brewery, produtora de vídeos, apontou que 90% das pessoas afirmam que ver um vídeo foi essencial para que elas decidissem comprar o produto. O que temos visto atualmente é que muitas empresas têm apostado no Youtube, porque perceberam a importância dessa ferramenta para se comunicar com os seus públicos de maneira efetiva. Principalmente, quando falamos nas novas gerações.

A geração Z, por exemplo, usa a plataforma para aprender sobre qualquer assunto, buscando por dicas para atividades do dia a dia e até mesmo informações sobre novos produtos. Prova disto é o aumento do investimento em influenciadores digitais como estratégia de divulgação de um produto ou serviço, por exemplo.

Atualmente, muitas organizações têm adotado essa tática para ajudar na construção da sua marca e consequentemente no aumento das vendas, também aproveitando a oportunidade de contar uma história que transmita seus valores, ao invés de somente apresentar os seus produtos. Isso porque os novos consumidores procuram por muito mais que preço ou qualidade, hoje a busca é por pessoas que tenham as mesmas convicções que as nossas e sejam transparentes e verdadeiras nos seus processos. 

Esse movimento fez com que as marcas refletissem sobre o seu lugar de representação na sociedade. Como entenderam que tem uma voz, muitas delas estão aproveitando para usá-la da melhor maneira trazendo mais engajamento social nas suas ações. É claro que não basta fazer tais campanhas pensando somente no retorno financeiro que trarão. É muito importante elas irem ao encontro da sua missão, visão e valores, só assim a mensagem transmitida será verdadeira e encantará seus consumidores de maneira real.

 

Concluindo, montar uma estratégia de vídeo para a sua empresa pode ser uma ótima vitrine sim, só que, para isso, é fundamental que os pilares e propósito estejam alinhados internamento. Só dessa maneira o seu público receberá a mensagem correta, sem furos ou desvios, para que você aproveite essa nova tendência da melhor forma e sem causar o efeito contrário. Boa sorte!

 

* Celso Vergeiro é CEO da Adstream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo.

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