RD Summit 2019 reúne mais de 12 mil pessoas

08 de Novembro de 2019

A sétima edição do evento foi historicamente a maior e contou com mais de 175 palestrantes em 13 trilhas de conteúdo

Em seu sétimo ano consecutivo na capital catarinense, o RD Summit reuniu nesta edição mais de 12 mil pessoas em seus três dias de evento (6, 7, 8). A programação teve a participação de mais de 175 palestrantes.

Gary Vee, uma das maiores autoridades em marketing digital e mídias sociais, e Ann Handley, a primeira Chief Content Office (CCO) do mundo, fizeram algumas das palestras mais disputadas. Ann deu dicas para produzir conteúdos que geram conexão com a audiência. Camilla Junqueira, CEO da Endeavor, falou sobre o boom das startups no Brasil. Vitor Peçanha, fundador da Rock Content, uma das principais agências de conteúdo da América Latina, mostrou quais são os principais inimigos da Transformação Digital nas empresas.

De acordo com André Siqueira, co-fundador da Resultados Digitais e responsável pela curadoria do evento, o processo de escolha dos palestrantes começa no momento em que a edição anterior termina. “Convidamos os palestrantes que recebem as melhores avaliações para voltar na próxima edição”, explica. “Além disso, eu pessoalmente vou a eventos buscando nomes que estão mais alinhados com as tendências de marketing que observamos para os próximos anos", revela André.

Em sua apresentação na plenária principal, o co-fundador e CEO da Resultados Digitais, Eric Santos, fez um passeio pelas sete edições do RD Summit, destacando como as mudanças e o crescimento do evento refletem a própria evolução do marketing digital, que tornou-se o centro da estratégia de vendas para diversas empresas. “Tudo que pode ser facilmente terceirizado não é tão diferenciado, pensem nisso”, disse. “Quem não conseguir otimizar e equacionar seus dados estará morto nos próximos anos”.

 

Principais números:

Desde sua primeira edição em 2013, o RD Summit reuniu mais de 30 mil profissionais.

De acordo com a pesquisa interna realizada pelo evento, cerca de 64% dos participantes do RD Summit são decisores, ou seja, profissionais com alto poder de decisão dentro das empresas e instituições nas quais atuam. 

Além da ampla programação de palestras, o RD Summit preparou uma série de ações para tornar o evento ainda mais completo. A feira de negócios reuniu mais de 100 expositores - um espaço destinado à conexão entre os participantes e as principais soluções do mercado. O evento também contou com um feira de empregos que trouxe startups e empresas inovadoras com oportunidades de trabalho para o público.

Neste ano, as ações de acessibilidade foram expandidas, com o espaço família para atender gestantes, lactantes e participantes com filhos. A Child Fund, uma das maiores organizações humanitárias de desenvolvimento social do país, promoveu uma ação de resgate infantil para os presentes e trouxe informações sobre seu trabalho no atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Na parte de sustentabilidade, pela primeira vez o Greenpeace esteve presente, alertando para as campanhas de proteção às florestas e oceanos. Uma unidade de compostagem de resíduos orgânicos foi montada no Centro Sul, e os participantes puderem levar adubo para casa. Esta foi a segunda edição sem copos descartáveis, evitando o uso de cerca de 100 mil copos descartáveis.

No quesito entretenimento e alimentação, o evento não decepcionou: todo dia os participantes contaram com happy hour e animados shows de encerramento. Foram consumidos mais de 30 mil litros de chope ao longo dos três dias de festa pós evento. Os números da parte de alimentação não ficam atrás: foram cerca de 60 foodtrucks, tornando o espaço a maior feira gastronômica indireta do estado de Santa Catarina.

O Centro Sul, local onde o Summit é realizado desde sua primeira edição, teve sua área utilizável expandida especialmente para o evento – foram mais de 50.000m2, quase o dobro da extensão da edição de 2018. Já Florianópolis, é famosa por ser a sede de mais de 3,6 mil empresas de tecnologia. A cidade possui o melhor IDH entre as capitais brasileiras e teve 6,6 bilhões movimentados pelo setor em 2018.

A próxima edição do RD Summit já está confirmada para os dias 28, 29 e 30 de outubro de 2020.