Pelo fim da violência contra a mulher, OAB/SC vai disseminar no Estado a campanha Laço Branco

10 de Dezembro de 2019

Ação visa sensibilizar o público masculino

A OAB/SC vai disseminar no Estado o movimento internacional “Laço Branco”, por meio de uma ampla campanha de sensibilização para o público masculino.

O movimento Laço Branco, que é apontado pela ONU como uma das maiores iniciativas mundiais neste sentido, em mais de 50 países mobiliza e engaja os homens em ações pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa da Ordem será em parceria com a Polícia Militar, e o compromisso foi firmado pelo presidente Rafael Horn com o comandante da 8ª Regional da PM de Tubarão, coronel Jefer Francisco Fernandes, que representou o comandante, coronel Araújo Gomes. A assinatura ocorreu durante o Colégio de Presidentes de Subseções, órgão deliberativo da OAB/SC que reúne as 49 representações da instituição no interior, que encerrou neste sábado (7/12) em Gravatal, no Sul.

Como primeira iniciativa, todos os homens presentes no Colégio assinaram simbolicamente o cartaz da campanha e passaram a usar um boton de laço branco alusivo ao compromisso.

Como os homens podem participar

  • Ouvir e participar de debates sobre o assunto, buscar informação adequada, evitar falas e brincadeiras constrangedoras e que rotulam tanto mulheres como homens.
  • Dividir tarefas domésticas; reconhecer que ambientes mais diversos são mais ricos, mais prósperos.
  • Apoiar as mulheres que desejam buscar a sua colocação profissional; entender que os homens também podem sofrer, chorar.
  • Aprender a dialogar e ouvir.
  • Buscar auxílio psicológico ou indicar a um conhecido, quando necessário.
  • Intervir se souber de algum caso de violência próximo, mesmo que seja amigo.
  • Denunciar casos de violência contra a mulher pelo telefone 180.