Chef de Florianópolis é convidado para dar uma aula gastronômica no 2º GastroAntep, na Turquia.

14 de Agosto de 2019

Anderson Quevedo, Chef no Costão do Santinho e membro do programa Florianópolis Cidade Criativa da Unesco, participa do Festival em Gaziantep

 

O Chef Anderson Quevedo, responsável pelo restaurante Nossa Senhora da Vitória no Costão do Santinho, e membro do programa Florianópolis Cidade Criativa da Unesco, foi convidado para dar uma aula no 2º GastroAntep - Gaziantep International Gastronomy Festival, em Gaziantep, Turquia.

Assim como Florianópolis, a cidade é conhecida por sua tradição gastronômica e entrou em 2015 para o grupo de Cidades Criativas da Unesco. Este ano, entre 12 e 15 de setembro, o festival celebra essa cultura e busca tornar Gaziantep um dos destinos culinários mais importantes do mundo.

Localizada na antiga Silk Road, durante séculos a cidade foi um importante ponto de encontro para mercadores de todo o mundo. O pistache e a baclava, tipo de pastel elaborado com massa filo e uma pasta de pistaches trituradas, são destaques. Além dos ingredientes tradicionais, carnes, vegetais, assados de outras regiões da Turquia, trazidos por imigrantes, e muitos pratos originados na vizinha Syria fazem parte dessa culinária.

É no GastroAntep que acontece a única competição gastronômica no mundo onde os competidores usam apenas ingredientes locais. Os participantes poderão aproveitar tours pela cidade, visitas a museus, painéis e workshops ministrados por profissionais de todas as idades.