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ARTIGO | A culpa é do Marketing, por Eduardo A. Magagnin | Cesusc
30 de Maio de 2016

ARTIGO | A culpa é do Marketing, por Eduardo A. Magagnin | Cesusc

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O setor do Marketing é necessário nas organizações e empresas, responsável por vender mais e melhor; às vezes, não necessariamente melhor. Falar em vendas é falar do Marketing: o setor das estratégias, do ticket médio, das pesquisas, dos hábitos de consumo e que conhece bem o público-alvo. E, assim como nos demais setores, é recheado de pessoas inteligentes, criativas e descoladas. Um dos setores mais legais da empresa, aparentemente.

Há quem diga que nesse setor não se faz nada, que dá despesa, não traz resultados e é o culpado por não atingir as metas. Sim, a culpa é do Marketing! Que setor é esse que as pessoas trabalham, mas parecem não trabalhar? Que setor é esse tão importante e que nem sempre consegue atingir as metas? Que setor é esse que pode levar a culpa na queda das vendas, mas não o crédito pelo aumento? São tantas as perguntas que envolvem esse setor…e ainda cabe mais uma reflexão.

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O Marketing é parte do time de uma empresa e feito por pessoas, por isso, talvez, devêssemos escrever MaRHketing com o “RH”, como ouvi em uma palestra. E como parte de um time, não podemos esquecer dos demais setores, que devem estar alinhados com os objetivos da empresa. As metas a serem atingidas devem estar acertadas entre os setores e os gestores. E como todos os setores são feitos de pessoas voltamos ao MaRHketing, de Recursos Humanos. E por que isso é tão importante? Se você é gestor ou diretor de uma organização sabe como é difícil manter as pessoas comprometidas e focadas com os objetivos e anseios da empresa. Não podemos esquecer que são as pessoas que movem as organizações para o caminho do sucesso ou para o caminho do fracasso. A tarefa de manter o pessoal em sintonia não é fácil, mas é possível.

Vamos falar sobre o seu produto. Ele é bom? É um produto de qualidade ou com bom preço? O consumidor consegue perceber valor no seu produto? Sabendo disso, falta só mais um pouco e teremos a certeza que a culpa é do Marketing! O time entendeu as metas, o produto é diferenciado, mas ainda assim não atingiu as metas. O que faltou? Faltou avaliar a concorrência. Quem são os concorrentes? Como é o produto deles? O que estão fazendo e como estão vendendo? Ok! O time sabe das metas e está preparado, o produto é excelente, diferenciado e sabemos os concorrentes. Agora é só vender? Ainda não. Como você vai vender? Que estratégia de venda vai adotar?

São tantas as perguntas que está dando dor de cabeça? Que bom! Bem-vindo ao Marketing. O setor que está pensando em tudo isso que você leu e também vai ter que explicar se o produto não vender conforme planejado. Agora sim você pode culpar o Marketing, ou, se tudo der certo, comemorar os resultados – e também chamá-lo para a festa!

Eduardo A. Magagnin é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade CESUSC

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