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Supermercados do Futuro: Tendências para os próximos anos
14 de Janeiro de 2020

Supermercados do Futuro: Tendências para os próximos anos

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Nos últimos anos com a massificação do acesso a internet e com as novas tecnologias os nossos hábitos de consumo mudaram drasticamente graças às compras online e aos aplicativos de entrega. Há quem não saia mais de casa para comprar absolutamente nada. Produtos de higiene pessoal, mercearias, comidas, roupas estão ao alcance de apenas um clique.

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Com todas essas mudanças os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes – buscam tratamento personalizado, serviços cada vez mais rápidos, mercadorias de qualidade, atendimento atencioso e sem falhas em todo o processo.

De seguida confira algumas das principais inovações que vão ser implementadas pelos supermercados nos próximos anos:

Loja Online

As lojas online de supermercados ainda têm algumas barreiras devido ao tempo de entrega, danificação dos alimentos durante o transporte, custo de envio e frescor dos alimentos, mas nos próximos anos as principais redes de supermercados vão apostar forte neste mercado para aumentar as suas vendas. 

Uso da Inteligência artificial

O consumidor atual busca conveniência nos serviços. A inteligência artificial é uma ferramenta muito poderosa que vai facilitar as compras, otimizando o tempo e agregando valor na experiência do cliente.

Usando a inteligência artificial é possível fazer ofertas personalizadas para os clientes, acompanhar o desempenho de SKU’s (Unidade de Manutenção de Estoque) escolhidos, eliminar rupturas, quebras e excesso de estoque, além de muitas outras aplicações.

Por exemplo, imagine que você é um cliente churrasqueiro dos Lopes Supermercados, sempre compra carvão e linguiça. Porém, você não leva cerveja, carne ou pão de alho. Isto significa que este supermercado através da inteligência artificial pode começar a ofertar esses produtos para você, pois têm potencial de conversão.

A inteligência artificial também vai ser muito útil para gerar automaticamente as promoções consoante o perfil do consumidor. No futuro provavelmente vai receber promoções de supermercados, como o encarte Cristal com promoções exclusivas para si.

Lojas com Self-Checkout e Sem Checkout

Os supermercados vão cada vez mais apostar no Self-Checkout, que não é nada mais que um autoatendimento. O Self-Checkout funciona através de um caixa automatizado onde o próprio cliente passa as suas compras, paga e sai do supermercado sem contato direto com um funcionário – aqui o funcionário apenas tem a missão de ajudar o cliente em caso de dúvidas ou problemas técnicos e controlar possíveis fraudes. As grandes redes de supermercados já perceberam que esta tecnologia aumenta a rapidez nas filas, diminui as despesas e aumenta as vendas e oferece uma excelente experiência ao consumidor.

Já os supermercados sem checkout vão demorar ainda alguns anos a se tornar uma tendência, porque se tratam de um investimento muito elevado para a maioria dos supermercados e lojas. Sendo assim, apenas as grandes redes têm capacidade de apostar já nesta tecnologia. A Amazon Go foi uma das primeira empresas a apostar na tecnologia sem checkout nos seus supermercados. Esta tecnologia utiliza milhares da câmaras e a inteligência artificial.

Para você perceber como funciona esta tecnologia, vamos dar um exemplo: Imagine ir aos Supermercados Guanabara, ao entrar na loja você necessita de fazer a autenticação no aplicativo disponibilizado pelo supermercado, depois seleciona os produtos que deseja comprar e no final, o valor é debitado da sua conta bancária ou cartão de crédito. É necessário baixar o aplicativo para realizar a operação. Com esta tecnologia não tem qualquer contato com funcionários, nem precisa de perder tempo com filas, além de não precisar de lidar com dinheiro.

Restaurante dentro no supermercado

Caminhamos para um formato em que os pontos de venda serão cada vez mais um espaço voltado para a experimentação dos produtos. A loja física precisa se reinventar e transformar-se em um lugar especial para o cliente, sendo a integração do restaurante dentro do supermercado uma das formas para manter os clientes mais tempo nas suas instalações e assim gastarem mais dinheiro.

Mapas de calor

Os mapas de calor são uma das inovações que as grandes redes supermercadistas vão apostar nos próximos anos – esta tecnologia funciona por meio de câmeras. Elas captam as imagens, que são processadas para garantir a privacidade dos clientes e, após esse processo, são gerados os mapas de calor. Com esta tecnologia é possível mapear todas as áreas do supermercado, conseguindo assim descobrir quais são as áreas que mais chamam a atenção do público e aquelas onde passam menos tempo ou mesmo nem frequentam.

 

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