Guia de alfabetização midiática e informacional é apresentado por Twitter e UNESCO

25 de Outubro de 2019

O material já está disponível para download em nove idiomas

O Twitter em parceria com a UNESCO, lançaram em guia de alfabetização midiática e informacional. Com o título "Ensinar e Aprender com o Twitter", o conteúdo já encontra-se disponível para download em português e mais oito idiomas. De fácil entendimento, o material possui o principal objetivo de ajudar os educadores a capacitar as gerações mais novas com habilidades de alfabetização midiática, possibilitando que façam os questionamentos certos sobre o que encontram na internet e analisem de forma crítica as notícias e informações que recebem.

O guia contém diretrizes de melhores práticas sobre alfabetização midiática da UNESCO e também uma lista de leitura com curadoria de especialistas em programas da Organização, cujo objetivo é orientar os educadores na atual literatura de ensino sobre esse tópico. O material será distribuído para as escolas, alavancando parcerias do Twitter em todo o mundo, por exemplo, via rede de ONGs relevantes da UNESCO, agências estaduais de educação e a rede europeia de Centros de Internet Segura. Esses esforços complementam diretamente o processo do Twitter em desenvolver políticas sobre desinformação.

O lançamento do material acontece no início da Semana Mundial da Alfabetização Midiática e Informacional 2019 da UNESCO, realizada entre os dias 24 e 31 de outubro, com debates mundiais. 

O gerente de Políticas Públicas do Twitter no Brasil ainda afirma: “No Twitter, sempre defendemos o livre fluxo de informações e o direito de as pessoas se expressarem on-line. Esses são compromissos complementares, que se cruzam quando discutimos alfabetização midiática e informacional. Queremos capacitar as pessoas que usam nosso serviço para que elas possam analisar criticamente os conteúdos que veem”.

O apoio da plataforma acontece por meio do Ads For Good, programa que oferece créditos gratuitos para promover e ampliar o alcance de conteúdos no Twitter, além do lançamento de um emoji para a Semana Global da Alfabetização Midiática e Informacional, ativado pelas hashtags #PenseAntesDeCompartilhar e #PenseAntesDeClicar.

“Promover a alfabetização midiática e informacional por meio de plataformas de mídia social, como essa colaboração com o Twitter, pode ser abrangente se for algo implementado e sustentado sistematicamente. Este é apenas o começo do trabalho conjunto de Twitter e UNESCO. Podemos expandir nossa cooperação para dar mais impulso à promoção da cidadania alfabetizada em mídia e informação em espaços on-line”, conta Moez Chakchouk, Diretor Geral Assistente da UNESCO.

 

Sala de aula digital

O material também contém dicas para educadores e pais que desejam descobrir os benefícios do uso do Twitter como uma ferramenta de aprendizado na sala de aula ou em casa, oferecendo uma combinação útil de teoria, planos de aula e estudos de caso.

A partir de uma visão holística do que significa ser um bom cidadão digital, o manual conta ainda com seções sobre segurança online e a respeito de como educadores podem lidar com o cyberbullying e aprender a controlar sua pegada digital.

O Guia está disponível para download neste link.