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Entrevista: Tiago Maia, novo gerente geral da Engage Eventos Santa Catarina
20 de Janeiro de 2015

Entrevista: Tiago Maia, novo gerente geral da Engage Eventos Santa Catarina

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O AcontecendoAqui entrevistou o novo gerente geral da Engage Eventos Santa Catarina, Tiago Maia, que tem 35 anos e trabalha no Grupo RBS desde 2012, com passagens no Kzuka e na Diretoria de Comercialização Nacional em São Paulo. Tiago possui formação em economia e pós-graduação em marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nos últimos oito meses em Nova Iorque fez especialização realizando cursos de Leadership & Management e Public Speaking na New York University. Também teve passagens na Trip Editora, TAM e Enox. Tiago Maia responde diretamente a Rodrigo Mathias, Gerente Executivo de Eventos do Grupo RBS responsável pelas unidades em RS e SC. A Engage Eventos é uma empresa do Grupo RBS e oferece uma estrutura que atende toda a cadeia de eventos e conta com um portfolio diversificado dividido em três pilares: Esportes, Entretenimento e Negócios. Com quatro anos de atuação, a Engage já conta com cerca de 250 eventos em sua carteira. São shows nacionais e internacionais, eventos esportivos, seminários ou trabalhos customizados para empresas.  

 

O que muda com sua chegada na Engage Santa Catarina e quais os principais desafios para gestão?

Será mais um grande desafio em minha vida, mas estou preparado e muito motivado. Tenho o desafio de manter a empresa no topo com a excelência tanto na entrega dos nossos eventos quanto nos customizados para clientes que terão um olhar especial.  

 

Recentemente a Engage passou por uma reestruturação que movimentou o mercado. Quais foram as principais mudanças e os resultados obtidos?

Foram mudanças internas, focadas na melhoria de gestão e otimização de recursos, sem nenhum impacto sobre os compromissos da empresa. Após a movimentação realizamos o Dream Valley Festival, Floripa Night Run e a Arena One (shows de David Guetta e Hardwell), eventos que movimentaram juntos aproximadamente 55 mil pessoas. Nossos próximos eventos em SC são o Floripa Tem e o show do Sublime With Rome (31 de janeiro).  

 

Onde você quer chegar com a empresa? Qual a sua meta para a Engage?

Se consolidar como a maior e melhor empresa de eventos do sul do país, garantindo a excelência na entrega para consumidores e patrocinadores. Queremos sempre oferecer soluções customizadas para clientes trabalharem suas marcas de forma criativa relacionando os produtos com seu target. Especificamente em Santa Catarina, acreditamos que podemos ser protagonistas no desenvolvimento e crescimento do setor.    

 

Que tipo de eventos podemos esperar nesse ano da empresa? Quais os principais segmentos onde irá atuar?

Com 14 provas no ano passado em RS e SC, a Engage Eventos levou mais de 35 mil atletas e movimentou um total de 50 mil pessoas em seus eventos de corrida nos dois Estados. Entre os principais eventos de corrida deste ano estão a Maratona Internacional de Porto Alegre, o Circuito POA DAY RUN, a Let´s Run e nossas provas noturnas (Poa Night Run, Floripa Night Run e Summer Night Run). Em parceria com a EcoFloripa, participamos da realização da Volta à Ilha, principal corrida de revezamento e aventura no país. Temos alguns eventos com foco na música eletrônica, como o Dream Valley Festival (em sociedade com a Green Valley) e a Arena One (em sociedade com a Plus Talent, Green Valley e Grupo Novo Brasil). São eventos com uma grande complexidade e que movimentam muitas pessoas. Realizamos também o Floripa Tem que traz entretenimento, música, esportes e bem-estar. Shows internacionais que estiverem em turnê também serão mapeados para ver a possibilidade de passarem por aqui, o primeiro deles sendo o Sublime With Rome. Também realizamos eventos corporativos de empresas e outras parcerias. Exemplos são a inauguração do Estádio Beira Rio em 2014, e em 2013 o Natal e Réveillon de Florianópolis na virada 2013/2014. No Rio Grande do Sul, temos o Planeta Atlântida, trazendo Sublime With Rome, Ke$ha, Capital Cities, Gigantes do Samba, Gustavo Lima, Ivete Sangalo, Skank, entre outros. Também o Estação Gramado, além de shows e outros eventos.   engage

 

Qual a importância do patrocínio para a realização de eventos?

Como é a relação da Engage com os patrocinadores e qual o papel dos veículos do Grupo RBS no processo? O patrocínio é determinante para o sucesso financeiro do evento. Muitas vezes ele é até premissa para a realização de ações. A relação da Engage com os patrocinadores se dá através de uma área de atendimento criada para garantir a entrega para os patrocinadores e garantir que suas ativações sejam implantadas com o melhor retorno possível. Muitas vezes os projetos são feitos sob medida em parceria com agências e anunciantes. Temos total sinergia com os veículos do Grupo RBS, pois os eventos são pensados de forma integrada ampliando o impacto in loco para um público potencial de até 18 milhões de pessoas, já que os veículos do Grupo RBS cobrem os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa integração resulta em soluções integradas de Branded Content, Media, Point Of Sale, e Live Experience para que marcas atinjam seus públicos com legitimidade, criatividade, e tenham impacto em Market/Money Share. Para um empresa patrocinar um evento se torna algo muito vantajoso, pois leva seu produto ao consumidor em um momento que ele está em um momento de lazer e aberto a novas experiências. Essas soluções integradas com impacto de audiência trazem grande retorno.  

 

Quais critérios a empresa leva em conta para abordar um possível patrocinador?

Observamos inputs no mercado, pesquisamos as empresas que costumam investir em eventos similares aos nossos, criamos propostas e projetos customizados mesmo que sejam independentes de nossos projetos fixos. Antes de qualquer abordagem a um possível patrocinador é necessário saber em que momento eles estão, sem tem fit com o evento e para isso é necessário estar no mercado, o que será uma das minhas principais funções aqui na Engage.  

 

Qual a atratividade do sampling para as marcas que se envolvem nos eventos e como atingir com eficácia o consumidor final?

É um dos estilos de promoção mais eficazes, pois permite que o consumidor final tenha contato com o produto em questão. Ele é especialmente eficaz quando se está lançando um novo produto ou uma diferente versão de um produto já existente. O sampling reduz consideravelmente o tempo de experimentação do produto pelo consumidor foco. Em nossos eventos já realizamos diversas ações de sampling. Já trabalhamos com uma franquia de sanduíches, a qual era patrocinadora máster do evento e levou seus produtos até uma de nossas corridas, sendo amplamente consumida pelos corredores. Temos diversos exemplos, como maçãs, macarrão instantâneo, bebidas alcoólicas, sopas, energéticos, sucos, todas com ações de sampling em eventos por nós realizados.  

 

Como fazer a marca ter contato real com o público presente em grandes eventos?

A equipe de marketing pensa em diversas ações para o contato do público com as marcas, juntamente com a empresa patrocinadora, provocando-a para realização de atividades criativas, definindo a 4 mãos com o cliente ou agência qual a melhor forma de engajamento entre a marca e o consumidor final e isso vai depender do tipo de evento, gerando a mais variada gama de ações.  

 

Quais são as ações de merchandising mais utilizadas nos eventos produzidos pela Engage? Como é a receptividade do público a essas ações?

Diversas ações de sampling focando no consumo dos clientes, totens fotográficos com integração digital e postagem automática em redes sociais, lojas montadas dentro dos eventos para venda de produtos, estandes criados para patrocinadores, assinatura das marcas em todos os materiais, distribuição de flyers, entre outros. A receptividade do público em geral é bem boa, percebendo tais ações como atrações complementares ao evento.  

 

Uma mensagem final para o público que acompanha o AcontecendoAqui.

Antes de tudo é um prazer estar em Florianópolis que é uma cidade extremamente receptiva e calorosa. Estou chegando com força total e será um prazer estar junto de todos vocês seja em uma reunião de trabalho ou em nossos eventos. Fotos: Fotos: Alvarelio Kurossu – Agência RBS