Entrevista | Direto da Drupa/Düsserdorf, Alexandre Kesse, fala sobre o mercado da imagem em Santa Catarina

05 de Junho de 2016

Cap

Em negócios na feira número 1 da mídia impressa mundial, a Drupa que acontece em Düsseldorf (Alemanha), considerada o maior ponto de encontro do mundo para a indústria de encadernação, impressão e processamento de texto, Alexandre Keese nos atendeu e deixou sua análise sobre o mercado da imagem em Santa Catarina.

Como você vê o crescimento da área de criação em Santa Catarina?

O mercado de criação seja em Santa Catarina, vem se desenvolvendo muito e passando por um modelo de transformação muito forte, pois um conceito que existia no passado chamado de Crossmedia, ou seja, a informação publicada em diversos meios, hoje se tornou realidade.
Quem trabalha nessa área de comunicação precisa se atentar o tempo inteiro as novas tecnologias, o consumo da informação e principalmente, dominar a forma como essa informação pode ser consumida para que a criação de conteúdo seja feita corretamente. 

Sabemos que o mundo é cheio de oportunidades e a cada dia que passa as áreas se interligam ainda mais como o design gráfico, games, moda, sublimação e têxtil. Em Santa Catarina, essas áreas vêm se fortalecendo diariamente. Na sua opinião, o que o Photoshop tem a oferecer para esse mercado?

O Photoshop vem crescendo muito em termos de ferramenta. Quando falamos sobre design cerâmico, publicitário e têxtil, com certeza o profissional terá a chance de aproveitar demais o que existe dentro do Photoshop, pois a cada versão novas ferramentas são inseridas e o principal, são ferramentas que permitem que você trabalhe nesse ambiente de forma mais rápida, ou seja, trabalhos que levam meia hora começam a ser realizados em 2 ou 3 cliques. Resumidamente, é possível automatizar meu processo, ganhar um fluxo melhor, gerenciar minhas informações, agregando valor ao profissional, a empresa e tornando o fluxo mais produtivo reduzindo custos.

As mídias sociais abriram portas para um mundo novo na área de criação. Ferramentas como as desenvolvidas pela Adobe proporcionaram o surgimento de novas áreas e profissionais. O que acha desses novos nichos?

As mídias sociais abrem portas, pois permite acesso mais fácil a informação, porém não adianta só ter o acesso e não estar preparado para ela. É necessário conhecer aplicativos, processos e é isso que eu defendo dentro do treinamento. O processo onde pego a informação e destrincho o porquê dentro de um contexto. Porém, no final preciso de um bom design, seja ele impresso, colocado no Photobook, cerâmica ou estampa têxtil.

 

Centenas de pessoas dizem que devemos sair da caixa para inovar e criar, mas a realidade é que a caixa não existe. Nós a criamos para depois encontrar formas de sair. Na sua visão, como funciona o processo de criação?

Muita gente acha que o processo de criação simplesmente acontece, mas ele está atrelado à pesquisa. Para criar algo é necessário entender o ambiente onde essa peça será utilizada. Seja um tecido, estampa ou arte digital. Entender corretamente quais são as características daquele meio para que no processo de criação atenda as necessidades e seja eficiente é fundamental.
Não adianta falar só sobre revolução tecnológica, mídias sociais e ferramentas, pois a verdade é que tudo isso é controlado por uma pessoa, um profissional que precisa estar preparado. Por isso, meu foco dentro da educação é levar a informação de forma diferenciada, para que as pessoas possam aproveitar ao máximo a ferramenta e cada novo comando, entendendo de que forma elas podem influenciar o meio em que estiverem.

 

Alexandre Keese, é um dos maiores especialistas em Adobe Photoshop da América Latina (Adobe Certified Expert) e diretor do Grupo PhotoPro.  Ele estará em Santa Catarina no mês de junho, ministrando o Workshop “É Photoshop SIM!”.
14/06 - Criciúma 
16/06 - Blumenau 
17/06 - Florianópolis 
18/06 – Florianópolis

Mais informações em www.jasper.com.br

Colaborou nesta entrevista Victor Lymberopoulos, responsasável pela área de Inteligência de Mídias Sociais da Jasper Entretenimento.