Pró-Música de Florianópolis apresenta "Uma Noite de Ópera" nesse domingo

17 de Novembro de 2017

Solistas consagrados participam do concerto no CIC

No programa, obras de Giuseppe Verdi  com os melhores momentos das mais famosas de suas óperas: Don Carlo, La  Forza del Destino, Rigoletto, La Traviata, Il Trovatore, Un Ballo in Maschera.

O concerto "Uma Noite de Ópera", que estará no palco do Teatro Ademir Rosa-CIC, em Florianópolis, no próximo domingo (19), às 19h, terá a presença de duas renomadas cantoras: Masami Ganev, soprano japonesa radicada no Brasil, e Alícia Cupani, soprano argentina também radicada no nosso país - ambas aplaudidas em teatros no Brasil e pelo público de Florianópolis pelas suas brilhantes participações nas óperas aqui apresentadas pela Cia Ópera de SC. Árias das mais conhecidas óperas de Verdi terão também a participação do tenor Paulo Mandarino  com formação na Accademia Lirica Italiana, em Milão e o barítono Douglas Hahn, artista joinvillense, constantemente convidado para as óperas do Teatro Colón, na Argentina. Uma Noite de Ópera conta ainda com a participação da renomada pianista Helena Scheffel, correpetidora em óperas no Teatro Municipal de São Paulo,atualmente residindo em Florianópolis.

Verdi foi o compositor que dominou a produção lírica italiana na segunda metade do século XIX. Foi um criador para a voz, escrevendo um total de 28 óperas.

La Traviata baseada na peça A Dama das Camélias, retrata a vida curta e trágica morte de uma famosa cortesã na França do Segundo Império.O súbito amor desta mulher pelo ingênuo Alfredo e a destruição igualmente repentina deste amor, geraram uma das mais brilhantes melodias de Verdi.

Rigoletto retrata a corte corrupta de Mantua, com o seu todo poderoso Duque e seu bobo da corte, o corcunda Rigoletto. A raiva impotente e o rancor do desventurado Rigoletto resultam num comovente teatro musical.

Don Carlo, ópera trágica,dramatiza as lutas políticas, sociais e religiosas da Espanha no século XVII e conta a história de pessoas vitimadas por esses conflitos.Verdi aqui acrescenta o poder da Inquisição espanhola e sua determinação em controlar a política da Espanha.

La Forza Del Destino retrata a história do amor impossível  entre Álvaro, um cavaleiro sem fortuna, e Leonora, filha de uma família nobre. Os infortúnios do casal apaixonado nas mãos de Carlos, irmão da jovem, e o final trágico dos personagens são pretexto para um trabalho artístico que se desenvolve e se atualiza através de uma linguagem elaborada e saborosa. Na realidade o título Destino representa um papel menos decisivo do que uma trágica coincidência.

Il Trovatore é considerada como uma das mais amadas e festejadas óperas da história. É baseada na peça do espanhol Garcia Gutiérrez - El Trobador - e estreou em 1853 em Roma. A ópera tem sido um sucesso em todo o mundo operístico e conta a história  de uma cigana queimada na fogueira por bruxaria. Sua filha, por vingança, sequestra um dos filhos do velho Conde de Luna, que ainda era bebê. Os anos passam e o irmão do bebê sequestrado é o novo Conde de Luna que está apaixonado por Leonora. Esta, por sua vez, só tem olhos para Manrico, o Trovador, que é o filho sequestrado. Conflitos, revelações e um desfecho dramático.

Um Ballo in Maschera/A Noite dos mascarados - A estória contada por Verdi ocorre num baile de máscaras. É neste cenário de amor proibido, ódio, traição e morte que se passa a história da ópera Um Baile de Máscaras foi situada pelo libretista em uma cidade europeia. Mas a censura oficial levantou objeções porque a história incluía uma conspiração bem sucedida, um assassinato de um príncipe. A ação foi transportada então para a cidade de Boston (EEUU). Giuseppe Verdi utiliza nesta ópera a comédia para valorizar a tragédia. O contraste entre a leveza e o drama coloca à frente dos nossos olhos o terrível destino das personagens.Esta obra constitui a primeira grande síntese de teatro e música realizada por Verdi, abrindo o caminho para as obras-primas da maturidade do compositor italiano.

PROGRAMA

Don Carlo: Duetto “È lui, desso, l’infante...Dio che nell’alma infondere”
(Don Carlo e Rodrigo)
Tenor Paulo Mandarino  Baritono Douglas Hahn

La Forza Del Destino: Aria “Pace, mio Dio!” (Leonora)
Soprano Masami Ganev

Rigoletto:
Duetto “E il sol dell’anima” (Duca e Gilda)
Soprano Alicia Cupani  Tenor Paulo Mandarino
Aria “Pari Siamo” (Rigoletto)
Baritono Douglas Hahn
Duetto “Tutte le feste”(Gilda e Rigoletto)
Soprano Alicia Cupani   Baritono Douglas Hahn

INTERVALO

La Traviata: Aria “È strano... Sempre Libera” (Violetta)
Soprano Alicia Cupani

Il Trovatore: Aria “Ah si bem mio” (Manrico)
Tenor Paulo Mandarino

Un Ballo in Maschera:
Scena e aria “A tal colpa è nulla...Morrò, ma prima in grazia” (Amelia)
Scena e aria “Alzati!...Eri tu che macchiavi quell´anima” (Renato)
Soprano Masami Ganev   Baritono Douglas Hahn
Duetto “Teco io sto. Gran Dio!” (Amelia e Riccardo)
Soprano Masami Ganev   Tenor Paulo Mandarino


 

Data:19 de Novembro de 2017
Horário: 19h (horário especial para este domingo)
Local:Teatro Ademir Rosa-CIC
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada) à venda nos teatros do CIC, Pedro Ivo e TAC
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/397415817345590/