Google investe US$ 20 milhões em projetos que usarem inteligência artificial para a solução de problemas humanitários e ambientais 

30 de Outubro de 2018

A iniciativa do Google segue a tendência de outras gigantes, como a Microsoft, e faz parte do 'Desafio de Impacto IA'

Foto: Reprodução/B9

O Google anunciou que irá investir, a partir do ano que vem, US$ 20 milhões em projetos humanitários e ambientais que utilizarem inteligência artificial. A iniciativa segue a tendência de outras gigantes, como a Microsoft, e faz parte do 'Desafio de Impacto IA'.

De acordo com o B9, especula-se que o investimento em projetos humanitários poderia ajudar o Google a amenizar críticas que tem recebido de seus próprios funcionários após demonstrar interesses em aprendizagem de máquinas em áreas diferentes da sua atuação, especialmente na área militar.

A diretora de inteligência artificial do Google, Irina Kofman, nega que a iniciativa esteja relacionada a tais assuntos e que não é uma resposta às supostas reações negativas dos funcionários. 

Apesar das suposições, segundo o site, muitos colaboradores do Google se mostraram dispostos a trabalhar em projetos sociais, mesmo que não gerem receita.