Publicidade
Fábrica dos refrigerantes Pureza completa 110 anos
05 de Outubro de 2015

Fábrica dos refrigerantes Pureza completa 110 anos

Publicidade

A fábrica dos refrigerantes Pureza, localizada em Rancho Queimado, completa 110 anos de existência nesta segunda-feira (5). Fundada pelo descendente de alemães Alfredo Roberto Sell, a empresa iniciou suas atividades como uma cervejaria.

Auxiliado por três funcionários, Sell instalou em um galpão no dia 5 de outubro de 1905 a Cervejaria Alfredo Sell, que vendia a cerveja chamada de “Tira Prosa”, devido ao costume de beber entre amigos. O refrigerante, que no início ficou conhecido como “cerveja doce”, foi lançado por causa das mulheres. “Naquela época elas tomavam cerveja mais porque o marido tomava, mas não gostavam muito. A cerveja era muito amarga. Sempre na festa vinha reclamação das mulheres, dizendo que queriam uma coisa um pouco mais agradável (para beber). E como quem reclamava eram as caras-metades dos homens, era bom agradar”, contou o atual dono da empresa, Adelmar Sell, ao Notícias do Dia.

Publicidade

Em 1926 que o refrigerante foi batizado de Pureza, no sabor guaraná. O logo do produto, desenvolvido em uma gráfica de Joinville, continua o mesmo desde então. Já os outros sabores, laranjinha, limão, laranja, abaxaci, framboesa e cola, foram lançados em 1930. E foi em 1958 que as cervejas pararam de ser fabricadas, para manter o foco apenas nos refrigerantes.

De acordo com o Notícias do Dia, a fábrica possui 62 funcionários, que produzem diariamente 60 mil litros de refrigerante no total. Quanto à fórmula do refrigerante catarinense, Adelmar Sell apenas se limitou a dizer que “o produto tem qualidade, porque o que é usado é de primeira qualidade. A fórmula é mais natural”.

 

 

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade