Google Chrome bloqueia todas as extensões do navegador que não estejam listados na Web Store
25 de Maio de 2015

Google Chrome bloqueia todas as extensões do navegador que não estejam listados na Web Store

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Com o intuito de proteger seus usuários de extensões maliciosas que possam instalar sem querer, o Google Chrome começou a bloquear extensões que não estejam listadas na Chrome Web Store.

Todos os usuários da versão estável e beta do Chrome no Windows já estavam “sofrendo” a medida, e agora a política será reforçada também a partir do mês de julho no sistema OS X (Apple).

Publicidade

Normalmente esses complementos de extensão para o Chrome no Windows instalam malwares e alteram configurações sem o usuário saber. Quando lançada a possibilidade de instalar extensões no navegador, o Chrome não aplicou a medida de segurança para que os usuários pudessem desenvolver e instalar extensões, e as testar sem serem impedidos. Os malwares, aproveitando-se dessa brecha, começaram a forçar alguns (muitos) usuários a instalar o que não queriam. Mas a “festa” acabou: desde esta quarta-feira, dia 13 de maio, todas as extensões do Google Chrome para Windows que não estiverem listadas na Web Store serão bloqueadas. E em julho para quem tiver OS X (Mac, da Apple).

Já para os usuários de Linux, nada acontecerá, não serão afetados. Quem tiver desenvolvido uma extensão e quiser testar, poderá usar um dos métodos listados pela Google.

Tudo isso faz parte da estratégia da Google para melhorar a segurança de seus usuários. Recentemente ela bloqueou o uso de plugins NPAPI no navegador, impedindo que Java, Silverlight, Unity e módulos de bancos continuassem funcionando.

 

Publicidade
Publicidade