Resolução do CENP propõe melhores práticas para publicidade na internet

05 de Setembro de 2019

A Resolução tem como origem a “Carta Global de Mídia” da WFA, traduzida e publicada pela ABA, entidade fundadora do CENP

O Conselho Superior das Normas-Padrão acaba de aprovar, atendendo recomendação do Comitê Técnico Digital do CENP, a Resolução 06/2019, com princípios de melhores práticas no ecossistema de publicidade no ambiente de internet.

“Considerando a fundamentação do documento e após análise e ajustes ao ambiente de autorregulação ético-comercial entre Anunciantes, Agências e Veículos, que contou com o apoio do Comitê Técnico Digital – CTD, o Conselho Superior recomenda que esta resolução seja norteadora das relações do ponto de vista ético-comercial no ambiente de internet”, diz o documento.

O CTD foi criado em 2017 como organismo permanente apoio técnico ao Conselho Superior para temas relacionados ao ambiente de internet. É formado por dezesseis  líderes de Anunciantes, Agências e Veículos, contando também com a participação de especialistas convidados.

As recomendações de melhor prática da Resolução 06/2019 estão divididas em oito blocos:

- tolerância zero com fraudes nos anúncios,

- incentivo às práticas de segurança de marca,

- limites mínimos de viewability,

- transparência em toda a cadeia de suprimentos,

- verificação e auditoria de terceiros como requisito mínimo,

- abordagem de questões de “walled garden”,

- transparência de dados e

- melhora da experiência do usuário.

A íntegra da Resolução 06/2019 pode ser lida neste link.