Estudo da Getty Images divulga as 3 macrotendências visuais para 2018

23 de Fevereiro de 2018

Essas tendências nortearão a publicidade, marketing, negócios e cultura social

A Getty Images avaliou durante 20 anos as macrotendências que irão definir o estilo de comunicação visual que impactarão a publicidade, marketing, negócios e cultura social. Imagens que estarão por todo o lugar, ao nosso redor, e muitas vezes nem nos damos conta de que estamos sendo influenciados.

A equipe de pesquisa criativa de especialistas visuais da Getty Images analisa mais de 1 bilhão de buscas de clientes e 400 milhões de downloads feitos em seu site a cada ano, além de realizar uma pesquisa qualitativa para identificar as tendências que mudam a paisagem visual.

Para 2018 o site identificou 3 grandes conceitos, tendências visuais. Nota-se um certo otimismo entre eles, indicam uma mudança de visão. São eles:

1- Masculinidade desfeita
Nos últimos anos houve consideravelmente uma luta na tentativa de abordar diferente a representação das mulheres na publicidade e na mídia, consequentemente cresceu uma luta de quebra de estereótipos para representar homens, que também estão extremamente desatualizados. Ocorreu um aumento de 53% nas pesquisas de clientes pelo termo “pais homossexuais”, “meditação do homem” cresceu 126% e “Pai solteiro” teve um salto de 60%. As mudanças demográficas e culturais significam que essas noções de masculinidade tradicionais e unidimensionais estão rapidamente perdendo a relevância. 

2- Segundo Renascimento
É busca de uma narrativa visual mais positiva e culturalmente rica através da subversão de técnicas de arte clássica. O retrato começou a se voltar para imagens de eras passadas, com a presença de paletas de cores claras e tecidos luxuosos que se assemelham a pinturas. Além de uma nova onda de fotógrafos tentando ter uma nova perspectiva sobre as formas de representação herdadas. 

3- Realismo conceitual 
Pesquisas por “conceito inesperado” aumentaram 116%, enquanto as por “realidade” cresceram 176%.

Para saber mais detalhes desse estudo das macrotendências visuais para 2018, confira o artigo feito para o Portal da Comunicação, clicando AQUI. E para ver a própria Getty Images falando sobre essas tendências, em inglês, clique AQUI.