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Coluna Emilio Cerri | Toda atenção para os MVCs e MGCs
23 de Setembro de 2019

Coluna Emilio Cerri | Toda atenção para os MVCs e MGCs

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Por Emílio Cerri 23 de Setembro de 2019 | Atualizado 23 de Setembro de 2019

 

Muitas empresas acham que estão fazendo Marketing 1to1 porque conhecem os endereços de contato de seus clientes e rastreiam as compras de cada um. Eles podem saber como interagir com seus clientes individualmente, mas não  adaptam (não customizam) realmente seu produto ou serviço para cada cliente..

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Enquanto oferecem um melhor serviço ou preços mais baixos ao seu MVCs*, o fato é que dão os mesmos serviços e preços mais baixos para todos os MVCs. Mas, para obter a vantagem real do Marketing 1to1, você precisa ir além do rastreamento de seus clientes e de interagir com eles individualmente. 

Você precisa estar disposto a agir de acordo com o que aprende em relação às necessidades de cada cliente. Se você usa seu conhecimento de um cliente para customizar a maneira como sua empresa trata esse cliente em particular, você pode conquistar a lealdade desse cliente, mesmo que seus concorrentes estejam seguindo igual estratégia. 

Se cada vez que o cliente compra de você, torna-se mais fácil do que era a última vez, para esse cliente, então, com apenas algumas trocas ou interações, você terá criado um relacionamento de aprendizagem (“learning relationship”) e pode alcançar a lealdade.. 

E o jeito que você faz isso “mais fácil” para o cliente, cada vez é necessário usar um pouco mais de conhecimento sobre as necessidades individuais desse cliente específico para personalizar a maneira como você trata esse cliente um pouco mais, sempre que outra compra é feita. Como acabamos de aprender, no entanto, é muito mais fácil falar do que fazer

 

Notas:
1. No Marketing 1to1 você lida basicamente com os *MVCs – Most Valuables Customers | Consumidores Mais Valiosos, os MGCs – Most Growable Customers | Consumidores Mais Cultiváveis (com maior potencial de crescimento) e BZCs – Below Zero Customers – Consumidores Abaixo de Zero (nos quais não vale a pena investir);

2. Para identificar seus MVCs, não considere apenas recência, frequência, os valores envolvidos e os produtos. Dois clientes podem empatar nestes requisitos, mas um deles pode ter o LTV (Lifetime Value – Valor Vitalício) maior porque acrescenta ao relacionamento “valor colaborativo.” Por exemplo, sendo bastante ativo no diálogo com a empresa e um “evangelizador/influenciador voluntário” do produto ou marca entre seus parentes, amigos, etc..

3. LTV – Lifetime Value/Valor Vitalício é métrica que define o valor do ciclo de vida do cliente. Ou seja, o quanto de dinheiro ele gera para a empresa a partir das compras durante todo o tempo em que mantiver um relacionamento com ela.
 

 

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