Coluna Emilio Cerri | Por que gerenciar suas apresentações

18 de Novembro de 2019

O gerenciamento de apresentações cria negócios. A falta dele cria desastres

 

O objetivo das apresentações de negócios é estimular ação contando a história da sua empresa. Histórias dão vida ao conteúdo, facilitando a criação, a conexão e o fechamento de vendas.

Apesar do papel significativo que as apresentações desempenham, muitas organizações estão negligenciando os fluxos de trabalho em torno de sua criação e distribuição. É aí que o gerenciamento de apresentações pode ajudar. O gerenciamento de apresentações torna seus recursos de conteúdo e marketing mais produtivos e eficazes. Você deixará de criar conteúdo usado apenas uma vez; em vez disso, você desenvolverá um conteúdo envolvente que pode ser usado repetidamente.

A implementação de uma estratégia de gerenciamento de apresentações que inclua uma biblioteca de slides, distribuição controlada, mensagens forçadas, atualizações e análises em toda a organização fornecerá às equipes de vendas as ferramentas necessárias para dar o tom perfeito - e sair do mercado.

Uma biblioteca de slides armazena todos os ativos que podem ser usados ​​para apresentações em um local. Eles podem ser localizados por qualquer pessoa da empresa, eliminando o tempo precioso desperdiçado na procura de slides. O repositório de slides é visual: os usuários podem ver e visualizar os slides. Ele capacita os usuários a recriar novas apresentações a partir de um vasto catálogo de conteúdo de marca aprovado.
    
A distribuição controlada direciona o conteúdo certo para os usuários certos. Ele economiza tempo de classificação dos usuários através do conteúdo. Eles não acessam o conteúdo de que não precisam para o trabalho e garantem a conformidade. Ele garante que todos em uma organização estejam usando o conteúdo mais atualizado com as aprovações necessárias do Jurídico, Marketing, Vendas e todos os outros. Você controla a marca e a mensagem em toda a empresa, determinando quais assuntos podem ou não ser apresentados. Isso ajuda os departamentos jurídico a dormir melhor.
    
As mensagens forçadas (forced messaging) são particularmente importantes em setores regulamentados, onde o esquecimento das declarações de divulgação (disclosure statements) é uma das maneiras mais rápidas de ocorrer uma catástrofe de conformidade (compliance). Esse recurso também é aplicável a todas as empresas do ponto de vista da marca e da mensagem. 

As mensagens forçadas podem ser usadas para vincular as declarações de divulgação necessárias ao conteúdo apropriado, além de garantir que a mensagem completa seja apresentada (por exemplo, incluindo todas as cinco páginas de um estudo de caso, em vez das três de que o usuário gosta) . Com mensagens forçadas, a mensagem certa é sempre comunicada. Garante a marca, a mensagem e a conformidade legal.

As atualizações em toda a organização ajudam o conteúdo da apresentação a evoluir com os negócios. O ambiente de mercado atual está em constante movimento e as empresas se adaptam ou falham. O conteúdo da apresentação deve acompanhar seus negócios; ele deve ser refinado e atualizado continuamente até que seja comprovado a conversão e depois distribuído para os grupos certos.
    
O Analytics é como você acompanha o envolvimento dos slides, para que você possa ver quem está apresentando qual conteúdo a quem, por quanto tempo e em que contexto. Insights de dados e inteligência de negócios são aplicados às apresentações para que a pessoa ou equipe responsável pelas mensagens possa ver o que está funcionando e determinar o que não está, antes de enviar atualizações para toda a empresa.

Um campeão de apresentações foi Steve Jobs. Ele educou, divertiu, informou, evangelizou e inspirou seu público em todas as apresentações. Então você pode. É preciso trabalho, planejamento e criatividade, mas se alguém estiver disposto a ouvir suas idéias, vale a pena o esforço para tornar sua apresentação excelente.
 

 

Emílio Cerri

  • imagem de ecerri
    Emilio Cerri é publicitário, estrategista de marketing e jornalista, com atuação em agências nacionais e internacionais, além de diversas empresas e meios de comunicação. Também vem realizando palestras em vários estados brasileiros e países da América do Sul. Atualmente é CEO da Marketall Comunicação, um hub de serviços de marketing entre os quais se destaca o "Posicionamento Competitivo". Para esse trabalho, Cerri tem o endosso e apoio da Ries & Ries (Atlanta, USA), consultoria de Al Ries, criador do Posicionamento.