Coluna Emilio Cerri | Como ganhar o micro-momento

11 de Novembro de 2019

Mais da metade do tráfego mundial de sites é enviado para smartphones

O conteúdo está em toda parte. Os consumidores são inundados por conteúdo de equipes de marketing ao redor do mundo que tentam chamar sua atenção. Com os dispositivos móveis disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, não há limite para as informações que você vê diariamente.

Durante as horas gastas navegando nas redes sociais e na web em geral, cada consumidor passa por vários breves momentos de interação. Esses micro-momentos, um termo cunhado pelo Think With Google, atraíram a atenção de vendedores em todo o mundo. Para especialistas em marketing e gerentes de marca, os micro-momentos podem ser de grande importância.

E o que exatamente é um micro-momento? Vamos expandir um pouco o conceito: se você calcula a média das atividades que realiza durante a semana, como seria um dia típico? Talvez espere na fila do banco, tome um café ou dê uma olhada no seu smartphone a caminho de uma reunião de trabalho.

No momento, ou em qualquer uma das centenas de vezes que verificamos nossos smartphones durante a semana, estamos assistindo conteúdo. No entanto, o Think With Google, com especialistas em marketing do Google, ressalta que, em muitos desses momentos, não buscamos interagir com uma marca. Os momentos em que os consumidores são receptivos são oportunidades importantes para os vendedores. Estes são o que são conhecidos como micro-momentos.

A questão aqui é: sua marca pode vencer a concorrência enquanto gera conteúdo atraente entregue em questão de segundos? A resposta provavelmente é sim, mas requer uma boa dose de criatividade e velocidade. A chave mais importante para vencer o micro-momento é estar presente no smartphone. De fato, todo o conceito se concentra quase inteiramente no smartphone e por boas razões. Mais da metade do tráfego mundial de sites é enviado para smartphones, e essa estatística nem cobre tablets e outros dispositivos móveis. As gerações X a Z estão adotando e impulsionando a revolução móvel, e as marcas precisam encontrar uma nova maneira de alcançar esses consumidores.

A adoção de uma mentalidade móvel primeiro ajudará a ter conversões durante esses micro-momentos. Tente enviar conteúdo personalizado; A personalização continua sendo uma tendência quente no marketing. Para marcas que têm acesso aos hábitos de compra de seus clientes, perfis de compradores e tendências de pesquisa, a personalização pode ser muito fácil de implementar.

Os micro-momentos do comércio eletrônico são como aqueles pelos quais os compradores passam enquanto fazem compras no supermercado. Nos dispositivos móveis, esses momentos são mais importantes. De fato, quase metade de todo o comércio eletrônico em detalhes é feita em dispositivos móveis, e esse número deve aumentar. Esta é sua chance de fazer a diferença.

Se um cliente potencial está esperando na fila do banco, com que rapidez ele pode tornar valiosa a interação com sua marca? Tenha um site que carrega rapidamente, copia suas informações rapidamente e oferece um processo de pagamento que pode ser concluído com alguns toques. Concentre-se em agregar valor através da velocidade para aproveitar esses micro-momentos.

Embora uma venda possa ocorrer durante o micro-momentos, eles geralmente passam muito rapidamente. Essa é a razão pela qual o posicionamento competitivo e a atenção à sua marca são ótimo componentes do que acontece em um micro-momento.

Os especialistas em marketing buscam levar cada comprador ao longo do processo de tomada de decisão, e o conteúdo é uma excelente maneira de atingir esse objetivo. Concentre-se no conteúdo que ajuda ao estabelecer sua marca também. Seja uma autoridade sem parecer autoritário. Há muito espaço de manobra ao criar conteúdo criativo que o consumidor possa desfrutar.

Escolher o conteúdo certo para sua marca pode ser um desafio. Tudo depende de quem você deseja entrar em contato e o que deseja dizer. Manter o clima para vencer o micro-momento pode ajudar a focar sua visão. Como você pode interagir com o prospect rapidamente?

Pode fazer sentido publicar blogs longos ou vídeos engraçados em diferentes plataformas de mídia social. Seja o que for, lembre-se de que deve ser memorável e compatível com dispositivos móveis para permitir que sua marca ganhe o micro-momento. Mesmo que um cliente ainda não esteja olhando para comprar, seus esforços de posicionamento da marca ajudarão você a estar no estágio final da tomada de decisão.

A ascensão dos dispositivos móveis torna importante a compreensão do micro-momento. Prepare-se para se adaptar. As necessidades e hábitos dos consumidores mudam. O marketing por micro-momento é a evolução mais recente desse fato. 
 

Emílio Cerri

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    Emilio Cerri é publicitário, estrategista de marketing e jornalista, com atuação em agências nacionais e internacionais, além de diversas empresas e meios de comunicação. Também vem realizando palestras em vários estados brasileiros e países da América do Sul. Atualmente é CEO da Marketall Comunicação, um hub de serviços de marketing entre os quais se destaca o "Posicionamento Competitivo". Para esse trabalho, Cerri tem o endosso e apoio da Ries & Ries (Atlanta, USA), consultoria de Al Ries, criador do Posicionamento.