Coluna Cinema | Resultados OSCARs 2020

10 de Fevereiro de 2020

O grande vencedor foi Parasita com 4 estatuetas. 1917 levou 3

 

And the Oscars goes to… Você que acabou de acompanhar a premiação do OSCAR 2020 já se perguntou quem escolhe os vencedores? Quais critérios foram usados? A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences ou AMPAS) é quem promove o evento desde 1929, popularmente conhecido como OSCARs. Ninguém sabe ao certo como o nome OSCARs ficou conhecido (antes de 1939 era chamado de “The Academy Awards of Merit”  -“Prêmio de Mérito da Academia”). A AMPAS foi fundada em 1927 pelo produtor da MGM Louis B. Meyer e é uma organização responsável por estudar e promover a indústria cinematográfica norte-americana. Também é uma representante dos direitos dos trabalhadores do setor junto aos sindicatos.

Seus mais de 8.000 membros (secretos) são responsáveis pela votação. A maioria das categorias é indicada pelos membros do ramo correspondente, atores indicam atores, editores de filmes indicam editores de filmes, etc. Os membros são convidados pela Assembléia de Governadores da organização. Os convites para filiação são limitados àquelas pessoas ativas nas artes e ciências cinematográficas, ou creditadas com realizações nas telas, ou que tenham conseguido alguma distinção nas artes e ciências cinematográficas e que, na opinião do Conselho, sejam qualificadas para associação. Para ser considerado para convite de membro do Ramo de Atores da Academia, um indivíduo deve: ter no mínimo três créditos para longas-metragens teatrais, nos quais os papéis desempenhados foram roteirizados, um dos quais foi lançado nos últimos cinco anos e todos de calibre que refletem os altos padrões da Academia e/ou ser indicado ao Oscar em uma das categorias de atuação ou de acordo com o Comitê Executivo do Ramo de Atores, alcançar uma distinção única, ganhar um mérito especial ou dar contribuição notável como ator de cinema.

Os membros de cada ramo escolhem 5 indicados para as 24 categorias, exceto Melhor Filme onde todos os membros indicam. Para ser elegível ao prêmio, o filme deve ter ao menos 40 minutos (exceto nas categorias de curtas-metragens), ser exibido em Los Angeles por pelo menos uma semana entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior e outros detalhes técnicos e utilizar os formatos 70 mm ou 35 mm, em caso de gravação analógica. Em caso de gravação digital, 24 fps (Frames por Segundo) ou 48 fps. A votação das nomeações é realizada com cédulas em papel e online, sendo a escolha preferida pela maioria dos membros da Academia. A votação para as indicações começa no final de dezembro e todos os votos são tabulados pela PricewaterhouseCoopers. A votação das finais também é on-line e todas as categorias do Oscar estão na votação dos membros votantes. É um método de votação chamado MÉTODO PREFERENCIAL.

 

E agora que você já sabe como são escolhidos, confira a lista completa de vencedores:

 

Melhor Filme - Parasita

 

Melhor Atriz - Renée Zellweger – Judy

Melhor Ator - Joaquin Phoenix – Coringa

Melhor Atriz Coadjuvante - Laura Dern – História de Um Casamento

Melhor Ator Coadjuvante - Brad Pitt – Era Uma Vez em Hollywood

Melhor Diretor - Bong Joon Ho – Parasita

Melhor Roteiro Original - Parasita

Melhor Roteiro Adaptado - Jojo Rabbit

Melhor Figurino - Adoráveis Mulheres

Melhor Maquiagem & Cabelo - O Escândalo

Melhor Direção de Arte - Era Uma Vez em Hollywood

Melhor Trilha Sonora Original - Coringa

Melhor Canção Original - “(I’m Gonna) Love Me Again,” de Rocketman

Melhor Fotografia - 1917

Melhor Montagem - Ford vs Ferrari

Melhor Edição de Som - Ford vs Ferrari

Melhor Mixagem de Som - 1917

Melhores Efeitos Visuais - 1917

Melhor Documentário - American Factory

Melhor Animação - Toy Story 4

Melhor Filme Estrangeiro - Parasita – Coreia do Sul

Melhor Curta Animado - Hair Love

Melhor Curta em Documentário - Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)

Melhor Curta em Live-Action - The Neighbors’ Window

Gostou do resultado? Me conte qual foi o seu filme favorito? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br.  

 

Frame do 1917

frame do filme 1917 com ator correndo no campo de batalha

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br