Coluna Carlo Manfroi | Quando o Conselho de Administração vai às redes

30 de Novembro de 2016

O vento foi forte e quando todos perceberam o carro tinha parado em cima do telhado. Foi mais ou menos isso o que aconteceu no mercado da comunicação, no consumo de mídias e nas relações de trabalho nesses últimos anos.

Tudo mudou, e mudanças tão rápidas e bruscas assim trazem insegurança. As empresas grandes e consolidadas contam com estruturas sólidas, como um Conselho de Administração para garantir a segurança de seus investimentos.

Mas quando as redes sociais e a comunicação digital ganham destaque nas reuniões do Conselho, inclusive com a formação de um núcleo específico para a sua discussão, é sinal de que as mudanças vieram para valer.

No trabalho de produção e publicação de conteúdo em blogs e redes sociais para grandes marcas, com foco na interação com o usuário, os exemplos têm demonstrado que quando os líderes da empresa estão cientes da importância dessas ferramentas, ou até capitaneando tais iniciativas com seu board, a chance de sucesso é muito maior.

Aprendi muito desenvolvendo projetos para grandes empresas, como a Cerâmica Portobello, que tinha apenas um site quando iniciamos. Planejamos e construímos uma plataforma digital completa para a comunicação com seu público de interesse. Conquistamos grandes resultados, como os mais de 3 milhões de acesso em seu blog já no segundo ano de implantação. Blog que desenvolvemos desde a infraestrutura até a produção do conteúdo diário. Trabalho que resultou também no prêmio Top de Marketing da ADVB, com o case Marketing Digital.

Quando iniciamos o trabalho no meio digital, o mercado era incipiente. Não havia profissional preparado para cada função que nossa agência precisava. Tivemos que recrutar, selecionar e treinar um a um. Corremos alguns riscos e pagamos por isso.

Atualmente, a fase é bem melhor do que aquela do carro em cima do telhado. O mercado conta com bons profissionais formados para cada área, as universidades oferecem cursos de graduação e pós-graduação qualificados, e nós adquirimos uma grande bagagem daqueles tempos até os dias de hoje.

Aprendemos muito com nossos clientes. Para atender grandes marcas, nos qualificamos e estruturamos a agência seguindo os passos dos grandes. Hoje contamos com um Conselho de Administração com profissionais altamente competentes, somos avaliados por investidores e possuímos diversos índices para monitorar os resultados.

Se as grandes marcas precisam se aclimatar à nova comunicação em rede para conversar com seus clientes, a agência também precisa entender a cultura organizacional e quanto vale essa marca para atender a contento. Afinal, muitas delas foram construídas há mais de século e passaram de geração a geração aprendendo a se reinventar.

Mesmo com o mercado volátil e a transformação na forma de consumo, as redes sempre existiram. Digital ou não, o que vale é entender para bem atender.

 

Carlo Manfroi

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    Carlo Manfroi é publicitário e escritor especialista em storytelling, pós-graduado em marketing interativo, CEO da Qualé Digital, professor de pós-graduação especializado em gerenciamento de crise e branding. Email: carlo@qualedigital.com – www.qualedigital.com www.storystudio.com.br