Coluna Carlo Manfroi | Gerenciamento de Crises nas redes sociais

21 de Março de 2019

Só em pensar em crise no meio online, muitas pessoas congelam. Não é para menos

As crises sucessivas a que muitas marcas se encontram traz estragos que podem levar anos até serem esquecidos. E com os rastros da pegada digital sempre haverá alguém para relembrar.

Atualmente, as empresas passaram a dar mais atenção para suas crises nas redes sociais, já que seguidamente esses eventos estão causando dores na parte que é, segundo alguns, a mais sensível do corpo humano: o bolso. Sim, as marcas em crise têm suas ações despencando da noite para o dia na bolsa de valores. Como aconteceui recentemente com a Nike após um jogador de basquete cair devido a um tênis que “estourou” em quadra.

Nos meus dez anos de marketing digital, há mais de cinco venho ministrando a disciplina de Gerenciamento de Crises nas redes sociais, em aulas de pós-graduação e agora com o curso in company em todo o Estado. Já acompanhei exemplos de todos os tipos e gravidades, tanto com estudo de cases em aula quanto na minha vida profissional com a Qualé Digital.

A melhor saída é não entrar na crise

O que se destaca, invariavelmente, é a falta de preparo das pessoas e empresas para lidar com as crises. Aliás, na maioria das vezes a crise é iniciada pela própria empresa, seja por descuido com o produto ou serviço, nos processos de logística e entrega, ou – muito comum – no Atendimento ao consumidor.

Minha orientação, após análise detalhada de cada empresa e seu segmento, nunca conseguiu fugir de um item crucial: a Prevenção. É nela que está a chave do sucesso do gerenciamento de crises. A crise não vem sozinha, não nasce do nada. Ela é produzida, é provocada pelo descuido, pelo não-fazer ou, pior, do fazer errado.

Dizem que se conselho fosse bom a gente não dava, vendia. Pois bem, a boa notícia é que a sua empresa agora pode contratar a nossa consultoria e treinamento para Gerenciamento de Crises. Lembre-se: a prevenção ainda é o melhor remédio.

Saudação à excelente Turma Senac MAR/19

Construir aulas COM os alunos e não PARA os alunos tem dado muito certo. Nas duas últimas turmas, a pesquisa de avaliação foi de 98,6% de bom e ótimo, a maior parte de ótimo. Aqui, agradeço a mais estes alunos e colegas pela excelente jornada intensiva do último final de semana na pós-graduação do #Senac Florianópolis. Valeu, turma da disciplina de Gerenciamento de Crises nas Redes Sociais, #MarketingDigital. Vocês fizeram um baita trabalho! Fizeram a diferença.

Obrigado: @Alessandra Machado da Luz, @Alvaro Mesquita Martio, Ana Carolina Costa Lacerda, Ariane Pacheco Porciuncula, Camilla Cavalcanti, Claudia Plentz, Eduardo Kirsch, Elisabete Velloso Huller, Felipe de Medeiros Freitas, @Gabriela Linsmeyer Borges, Jackeline Chagas, Larissa Júlia Anselmo, Larissa Rodrigues Bovo, @Luiz Felipe Lucas Fagundes, Daniel Rodríguez Sánchez, Maria Luci Bittencourt, Melissa Alves Camargo, @Patricia Turazi Ceolin, paulo mendes, Paulo Roberto Jeremias, @Renata Vasconcelos da Silva Araujo, @Ricardo da Silva Monteiro, Tariane Costa, @Thais da Porciuncula de Almeida, @Thiago Pereira Vaz. Valeu!

Carlo Manfroi

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    Carlo Manfroi é publicitário, pós-graduado em marketing interativo, CEO da Qualé Digital, consultor, escritor, professor de pós-graduação especialista em gerenciamento de crise e branding. Email: carlo@qualedigital.com – www.qualedigital.com