Coluna Ana Lavratti: Gourmandises | Fenaostra | Fenatruta | Cerveja sem imposto

06 de Setembro de 2019

Hoje tem delícias de Inverno: dos drinques com apresentação inovadora aos festivais gastronômicos

Restaurante Montês, em Urubici: prato à base de truta e frutas vermelhas

 

ESCOLHA O SEU PROGRAMA:

 

E a Fenaostra 2019 já está no ar. A partir de hoje a programação vai das 11 às 23h, no Centro histórico de Floripa, com música, artesanato, concursos culturais e muita gastronomia explorando a iguaria dos nossos mares. A programação traz seminário com chefs, food trucks e o cardápio de grandes restaurantes como Vereda Tropical, Ostradamus, Nacanoa Oyster Bar, Rancho Açoriano, Freguesia Oyster Bar e Rancho da Ostra. Aproveita que é só até 15 de setembro.

 

Em Urubici, tem Festival Nacional da Truta até 29 de setembro, quando restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias, pizzarias, pousadas e vinícolas exploram diferentes receitas à base da truta. A promoção é da Pouserra, que mobiliza todo o trade na região.

 

Em Itajaí, segue até o dia 20 o Festival Gastronômico Sabores de Itajaí, com 22 estabelecimentos participantes. Elaborado com o apoio do curso de gastronomia da Univali, o menu é variado, com comida brasileira, árabe, mexicana, japonesa e muito mais.

 

 

Gourmandises:

 

Em se em vez de chefs, os chefes invadirem a cozinha? Pois esta é a proposta da Audaz Estratégia e Inovação ao criar o evento “Os Chefes na cozinha”, para potencializar líderes e gestores. A primeira edição, no dia 10 de setembro n’A Casa do Chef, deve reunir diretores de empresas, consultores, o pessoal do RH, profissionais liberais e trabalhadores autônomos para explorar conceitos de gestão e criar soluções semelhantes à exigidas nas empresas, por meio dos desafios que emergem no preparo de um prato. As inscrições estão abertas neste link aqui:

 

Em Itajaí, a Univali promove na próxima segunda, dia 9, o 2º Simpósio de Ansiedade e Depressão - Fatores Nutricionais. Com abordagem multidisciplinar, o evento abre a discussão sobre a “mindful eating", prática que foca na alimentação por prazer e não por impulso, a depressão em pacientes com doenças inflamatórias intestinais, a desnutrição em pessoas com depressão, e a indicação de fitoterápicos para a ansiedade.

 

Em Jurerê Internacional, o Cafe de la Musique estreia hoje novo cardápio, com entrada, prato principal e sobremesa servidos a preço fixo na sexta-feira. O menu do chef Leandro Arruda permeia delícias como o Robalo grelhado com molho de camarão e limão siciliano e custa R$ 39,90 no horário do almoço e R$ 49,90 durante o jantar.

 

TIM TIM: 

 

Em pleno feriado, A Fábrica Working Bar vai abolir os impostos na hora de cobrar pelas cervejas. O “Dia da Independência dos Impostos” começa às 16h com música, campeonato de Beer Pong, e várias opções de chopes e cervejas artesanais sem nenhum imposto agregado. 

 

Na Pedra Branca, em Palhoça, o novo ponto de encontro vem chamando a atenção não apenas pela cozinha, mas também pela aparência dos drinques. Entre as apostas do Loov Dining para contemplar “fotos instagramáveis” estão o O+, servido numa bolsa de sangue; o Desejo, dentro da lâmpada do gênio desenvolvida pelo artista plástico Wando Cunha; o na Laje, servido em uma miniatura de caixa d´agua azul; e o Wilsoooooon, inspirado, quem diria, na bola Wilson do filme Náufrago.

 

Para quem prefere um vinho ou espumante, vem aí a Confraria do Vinho Itapema, no dia 12 de setembro, o jantar de fim de ano da Confraria Feminina do Champanhe em Florianópolis, no dia 4 de outubro, e o Wine Festival Casa & Design, com mais de 100 rótulos no dia 5 de outubro.

 

 

Acompanhe a colunista Ana Lavratti também no Instagram @analavratti

 

Para ampliar as imagens e acessar o slideshow, clique nas fotos da Galeria.

 

 

Os Chefes na Cozinha
Os Chefes na Cozinha - foto Robson Fontes

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti