#CannesLions | COO do Facebook fala sobre as mudanças no perfil do consumidor
19 de Junho de 2019

#CannesLions | COO do Facebook fala sobre as mudanças no perfil do consumidor

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Um bate-papo com a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, no Cannes Lions, evidencia os desafios da empresa e suas responsabilidades com a lei de proteção de dados.

A chefe geral de operações do Facebook esteve presente hoje no Palais de Festival, para uma conversa com a Caroline Hyde, jornalista da Bloomberg.

Quebrando os estereótipos da Indústria
Um dos assuntos mais comentados até agora nesta edição do Cannes Lions está sendo sobre o objetivo da nossa indústria em quebrar estereótipos. Um assunto que já foi falado em anos anteriores, desde campanhas memoráveis como Real Beauty Sketches, da Dove, entre outras.

Uma das primeiras observações feitas por Sheryl foi exatamente sobre isso. Dando uma forte ênfase para o fato da indústria da comunicação ter o poder e a missão de quebrar todos estes estereótipos da nossa comunicação e citou também a coleção da Getty Images, #ShowUs, que está repercutindo em Cannes e que é tema da entrevista exclusiva que o AcontecendoAqui realizou hoje com Rebecca Swift, da Getty Images, uma das realizadoras da ação.

De acordo com Sheryl Sandberg, as diversidades aparecem em qualquer setor da sociedade, mas é na indústria da comunicação, principalmente, que temos que promover ações e campanhas que contribuam para um mundo melhor e contra estas fórmulas antigas. É isso que as pessoas estão procurando atualmente e os profissionais de marketing precisam entender isso. “Você pode mostrar que as mulheres sejam mais fortes e os homens mais doces”, concluiu.  

Esteja presente onde está o seu consumidor
Mudando um pouco o tópico da conversa. A executiva do Facebook comentou sobre as principais mudanças do marketing atual e principalmente na sua empresa. Atualmente, há mais de 500 milhões de Stories acontecendo a todo o momento e mais de 20 bilhões de mensagem todos os meses. A indústria da propaganda está fazendo uma transição importante para estar cada vez mais perto do seu consumidor. “Queremos que cada dinheiro e cada minuto investido pelo seu cliente garanta que ele encontre o seu público e assim montar um case junto à sua marca. 

A segmentação do público-alvo, a importância dos dados e privacidade do consumidor
Sheryl apresentou alguns dos benefícios do Facebook e Instagram para os anunciantes quando o assunto é a segmentação do público-alvo. Facebook oferece um produto gratuito pra bilhões de pessoas em todo o mundo e tem um enorme interesse em contribuir para o sucesso de pequenos negócios. Hoje você pode mostrar sua propaganda para adoradores de cães em determinadas regiões de Londres. Sem a segmentação seria impossível levar resultados para o cliente.  
“Enriqueça a experiência do usuário com a segmentação de anúncios. O nosso modelo de negócio é mostrar os dados das pessoas certas no tempo certo”, declarou. 

Uma das maiores preocupações do Facebook continua sendo sobre a lei de proteção de dados. Sheryl garante que os dados do usuário não são compartilhados com outras empresas. “Privacidade é importante e está na hora de protegermos isso”, declarou a executiva. 

Toda a tecnologia que surgiu veio para o bem ou mal
Sheryl Sandberg comentou também sobre os desafios e aspectos negativos em lidar com fake News e hackers. São mais de 1 milhão de contas falsas que aparecem no Facebook diariamente. Quando surge uma nova tecnologia, alguma coisa boa ou ruim acontece, mas focamos apenas na parte ruim. Você erra mas acaba aprendendo com os erros. 

O Facebook aprendeu muito com os problemas anteriores relacionados a proteção de dados, como a influência russa nas eleições americanas, por exemplo. “Tudo que fazemos agora é relacionado com a escolha dos consumidores e temos o maior interesse em trabalhar juntos para proteger seus dados”, acrescentou.

Para finalizar, Sheryl Sandberg comentou que os empresários tem a responsabilidade para se adequar] com a legislação GDPR, criar regras na coleta de dados e saber como proteger seus usuários e clientes. O desafio é enorme, mas temos que trabalhar juntos com os governantes de cada país para vencer este desafio.